Acessos a praias particulares são liberados em Governador Celso Ramos

30/08/17 às 07h07
Atualizado em 14/01/24 às 14h05
Visualizações: 34

 Município atendeu determinação da justiça, sinalizou e derrubou as cercas. Problema agora é garantir a segurança dos moradores, diz prefeito

Quem for a Governador Celso Ramos, a partir de agora, vai poder desfrutar de 42 novos acessos a praias e faixas de areia até então consideradas particulares. O município, com a ajuda de uma força-tarefa, atendeu uma determinação da Justiça Federal, derrubou as cercas e colocou placas informando sobre a liberação dos locais.

Placas foram colocadas avisando sobre a liberação dos acessos.

“Retiramos todos os materiais, conforme a decisão judicial. Além disso, com acesso livre, a prefeitura deve agora manter a limpeza. Alguns proprietários aceitaram e colaboraram, outros nem tanto. Enfrentamos situações diversas”, disse o diretor de fiscalização do município, Valmor Antônio.
Cabe ao município, a partir de agora, também, promover acessibilidade aos locais, que passam a receber essencialmente pedestres. Até antes da retirada das cercas, eram os moradores, chamados de donos das praias, que zelavam pela conservação das áreas. Em alguns locais, haverá maior atenção com a preservação do meio ambiente, o que também será de responsabilidade do município.

Caso descumprisse a decisão, o município teria que pagar multa de R$ 10 mil por dia. “Não se pode admitir que, passados quase nove anos, mesmo com a concessão de antecipação de tutela, as coisas permaneçam do mesmo modo, limitando-se o município a praticar atos formais e burocráticos”, disse a juíza federal Marjôrie Cristina Freiberger, na última sentença sobre o caso.

Prefeito alerta para a falta de segurança

Se de um lado os turistas poderão ir e vir em locais que até então eram desconhecidos do grande público, de outro os moradores passam a ficar desprotegidos em questão de segurança. O alerta é feito pelo prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos (PSD). “Cumpro porque sou obrigado. Para mim criou uma situação desconfortável, até porque essas praias são de difícil acesso até mesmo ao poder público. Estão expondo e colocando em risco a vida dessas famílias de certo poder aquisitivo a qualquer delinquente”, argumentou.

Na avaliação do prefeito a decisão criou ainda um conflito de interesses, visto que todo o ônus da limpeza dos locais passou ao município. “Tem aqueles visitantes que deixam lixo, colocam fogo na vegetação e tudo isso, ao final, quem recolhe será a prefeitura. Governador tem 13 mil habitantes, no verão o número multiplica com os turistas. As praias tinham preservação, mas agora se tornaram vulneráveis e os proprietários também”, finaliza.

Fonte: ND-Online

Getsites