Alunos de Tijucas são classificados em concurso de robótica

12/11/18 às 19h19
Atualizado em 12/11/18 às 20h05

 O Colégio Dom Bosco oferece aulas de Robótica Educacional, utilizando o material da RoboMind. As escolas que usam deste material têm a oportunidade de participar do evento Robotics Experience em categorias de apresentação de projetos e competição. Neste ano o tema era a Indústria 4.0, o que nossos alunos têm a oferecer ao futuro.

No dia 27 de outubro aconteceu a etapa estadual do evento, o Colégio Dom Bosco participou na categoria apresentação de projetos com três trabalhos elaborados e executados pela professora Tathiana Peter Tavares e por alguns alunos.

Conheça os projetos

Transportador auxiliado por sensores: ele simula a interação da internet utilizando os sensores. Na indústria 4.0, este transportador poderá ser implementado com um aplicativo de celular, que informará quando o sensor for ativado. Este projeto foi idealizado por Guilherme Tomaz Silva, Joana Alvez Souza, Maria Júlia Cardoso e Valentina Mafra Weingartner.

Smart Car - Balizador: tem como objetivo associar a direção do carro a aplicativos de celular/tablet, auxiliados por sensores, todos conectados em rede. No futuro ele poderia ser dirigido remotamente. Este projeto foi realizado pelos alunos Alisson Guilherme Formento, Carolaine de Bona, Kauê Santos Hoffmann e Natália Floriani Braga.

Esteira de controle de qualidade: ela trabalha com o LEGO Commander, via Bluetooth. Já em sua programação o primeiro sensor de ultrassom reconhece a existência de um produto e ativa automaticamente o segundo sensor para leitura da cor do objeto. Este projeto foi elaborado pelos alunos Deivid Silveira Filho, João Vitor Rubik, Lorran Matias Cassão e Luan Razzini Mafra.

Foram selecionados seis projetos para representarem Santa Catarina na etapa nacional, sendo que três deles são do Colégio Dom Bosco.

 

Jornal Razão