ANTT explica mudança no cronograma do contorno viário da Grande Florianópolis

26/06/18 às 14h14

Foto/Internet

 Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Arteris – Autopista Litoral Sul anunciaram nesta segunda-feira, 21, um novo prazo para a conclusão do contorno viário da Grande Florianópolis. Recentemente, o órgão estatal havia dito que as obras seriam terminadas em 2022, mas agora a data estabelecida é dezembro de 2021. Houve uma redução de três meses no cronograma. O anúncio ocorreu durante evento na Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), em Florianópolis, com a presença de deputados, prefeitos e do diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues.
Durante a apresentação desta segunda, a concessionária afirmou ter aplicado até o momento R$ 915 milhões nos serviços, além de ter 1 mil pessoas em mão de obra indireta e 52 com dedicação plena. O trecho mais crítico é o Sul B, entre as BRs 282 e 101. A expectativa é que o Ibama libere a retificação da licença ambiental em janeiro de 2019, mas para isso o processo precisa ter prioridade dentro do órgão federal. Caso o prazo se confirme, a obra começa um mês depois da emissão do documento. Os outros pontos e estruturas que ainda não têm serviços em andamento vão começar a ser executados em janeiro do ano que vem.

Mesmo com a redução de três meses, a frustração da Grande Florianópolis é grande: a obra deveria ter ficado pronta em 2014.