Banda Uniclãs comemora 15 anos e tem shows marcados em Bombinhas e Porto Belo

10/03/18 às 12h12
Atualizado em 10/03/18 às 12h25

 A banda Uniclãs está de volta. Após um hiato de mais de três anos, o grupo portobelano retorna aos palcos para celebrar o maior êxito de sua carreira: o álbum "Viagens no Exílio", que em 2018 completa quinze anos de lançamento.

A efeméride foi razão mais do que suficiente para que Nando Kruscinscki (voz), André Miranda (violão), Carlinhos Ribeiro (percussão), Cezinha Silva (baixo) e Luciano Cabral (bateria) dessem um tempo em outros projetos musicais e investissem nesse revival, amparados por um fã-clube que não esqueceu sucessos como "Ô Caboclo", "Escravos da Engrenagem", "O Ciclo" e a faixa título do disco, gravado em meados de 2003.

Naquele ano a Uniclãs vivia seu melhor momento. Após o lançamento de um CD demo, o grupo chamou a atenção do empresário do segmento artístico Juracy de Almeida, que bancou a ida dos músicos a São Paulo, para gravar as 13 faixas de "Viagens no Exílio" no estúdio Schema 336, do ex-RPM Luiz Schiavon.

Apesar da boa aceitação do disco de estreia, a formação original se separou em 2005. Somente Nando e André mantiveram-se no line-up que gravou "Animus", entre setembro de 2006 e abril de 2007 (Carlinhos participou apenas de uma faixa), mas o segundo álbum não obteve grande repercussão.

Mais tarde, Nando e os demais promoveram algumas tentativas de retomada. A última delas ocorreu em novembro de 2014, no show "Tudo pode ser o agora", realizado no Teatro Municipal de Itajaí.

Passado um tempo, os integrantes consolidaram carreira em outros projetos, mas a amizade permitiu que mantivessem, ao menos, o desejo de se juntar uma vez mais e relembrar os velhos tempos. Com os quinze anos do álbum de estreia, a oportunidade surgiu.

"A gente sempre falava sobre fazer um som, mas nunca executava isso", confirma Cezinha. Ele conta que, para marcar o 15º aniversário de "Viagens", duas apresentações já foram agendadas. A primeira delas ocorre no sábado da próxima semana, dia 17 de março, na praia de Mariscal, onde a banda fechará o show de aniversário do município de Bombinhas. A segunda será dia 6 de abril, no Vintage Rock Bar, em Porto Belo.

Para esses dois shows, a banda não terá Alex Sancho, o guitarrista que gravou "Viagens" e marcou a melhor fase da Uniclãs (Luciano, o baterista, também não é da formação original, mas estava na última apresentação, em Itajaí). Quem o substitui é Fernando Filhote, guitarrista que já acompanha Nando em suas apresentações solo. Cezinha conta que Fernando fez um ensaio com os demais na segunda-feira (o5) e "deu certo pra caramba".

Apesar do entusiasmo pela boa repercussão do retorno, divulgado nas mídias sociais, a ideia do pessoal é continuar com as outras atividades. Por exemplo, Cezinha, André e Carlinhos têm o grupo de MPB Música Orgânica e estão em campanha de financiamento coletivo para gravar seu segundo álbum, enquanto que Nando está trabalhando em seu próprio CD.

"Se as coisas forem fluindo, a gente vai gravar alguma coisa, lançar um single na internet", projeta André. Ele adianta que, para os shows serão tocadas músicas dos dois discos da banda e mais algumas composições que haviam sido feitas durante os últimos encontros do grupo.

Assim, outros compromissos podem surgir. Inclusive, um show em Tijucas, no mês de maio:

"A ideia é continuar esse projeto, sem deixar de lado os outros que a gente já tem", completa Cezinha.

ANIVERSÁRIO DA CAPITAL DO MERGULHO

Desmembrado de Porto Belo em 1991 e instalado em 1992, ano da sua primeira eleição para prefeito e vereadores, o vizinho município comemora nesta próxima semana 26 anos de Emancipação Político-administrativa. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura não divulgou uma programação específica, mas nas redes sociais encontramos algumas atividades para o final de semana, dias 17 e 18 de março, conforme segue:

Sábado (17) - Um grande evento está marcado para a praia do Mariscal, na altura da avenida Água Marinha, com início às 17h e se estendendo até às 2h da madrugada. Estão confirmadas cinco atrações, entre elas o show da banda Uniclãs, além de DJs e outros grupos musicais locais e da região.

Domingo (18) - A praia central do município abrigará o tradicional Festival de Embarcações a Remo, que neste ano chega a sua 18ª edição. O famoso evento da comunidade pesqueira reúne as canoas monóxilas (embarcações canoas feitas de um pau só) de Bombinhas e do litoral catarinense em uma disputa em diversas categorias: quatro remos, dois remos masculino e feminino, caiaque adulto e infantil e caíco.

O Festival de Canoas inicia às 9h30 e prossegue até às 14h30. Mais informações podem ser obtidas na Fundação Municipal de Cultura (FMC), através do fone (47) 3264.7478.