Bichinhos de estimação também tem direito

23/01/23 às 12h12
Atualizado em 21/04/24 às 08h21
Visualizações: 81

Texto: Benedito Antônio Pereira

 Muitos vão ao “Pet Shops” ou feira de filhotes procurar um gatinho, cachorrinho, passarinho para agradar, satisfazer os desejos das crianças, do netinho(a). Toda criança adora um bichinho, um filhote de qualquer raça e os pais ou responsáveis acabam cedendo, adotando ou pagando caro por uma raça sofisticada, exótica fabricada em laboratório: um Schnauzer, Poodle, Terrier, Yorkshire, ou sem raça definida.
Todos, quando filhotes, são lindos. Encantam até os adultos, quanto mais as crianças que por instinto infantil, tem certa afinidade com os bichinhos. Isto vale também para os gatinhos, passarinhos... Mas é preciso precaver-se porque as crianças, sem maldade, não sabem o que estão fazendo e fazem birra até conseguir o que querem, e na maioria das vezes, começa aqui uma triste história para os animais.
Para comprar ou adotar um animal, os pais precisam saber o que estão fazendo. Todo animal precisa de cuidados especiais: acompanhamento veterinário, vacinas, vacinas contra raiva e outros parasitas, ter um local como uma casinha adequada, arejada, limpa, passear na rua de vez enquanto com guia e cuidar das fezes.
O animal precisa socializar-se, cheirar, ir até a rua. Se for de porte grande, um Rottweiler, Pitbull, não aguçar sua agressividade. No passeio, usar guia e focinheira adequadas. Um tronco de Rottweiler equivale a, mais ou menos, cem quilos. Dar uma ração balanceada, não levar o animal para a praia, etc.
Conclusão: Tudo isso custa caro e demanda tempo. Uma criança não tem a mínima noção do que isto tudo significa e se os pais também não tiverem, então acontece o que vemos nas ruas: animais abandonados, tristes, sarnentos, mutilados, atropelados, pedindo adoção.
Quando filhote, pequenino, brincalhão.. Todo mundo acha uma gracinha. Mas eles crescem, incomodam, faze barulho, cocô... E a criança e os pais perdem o interesse, o encanto. A solução mais fácil é abandoná-los na rua, na estrada, levar para bem longe na calada da noite, desovar como lixo. Isto não pode acontecer.
Animal vem de “Ânima”. Ânima significa “vida”, um ser vivente. Animal sente dor, frio, fome, abandono, como nós. São mamíferos como nós. Não tem como se defenderem sem a nossa ajuda.
Abandono de animais é um ato cruel e degradante, demonstra falta de caráter e incapacidade de assumir compromisso e caracteriza em crime.

O que é considerado “Maltratar um Animal”?

* Não prover-lhe alimentação adequada e água limpa;
* Deixá-lo ao relento sem abrigo, sob o sol, chuva ou frio;
* Mantê-lo em corrente curta;
* Não procurar um veterinário se o animal adoecer;
* Manter o animal em lugar anti-higiênico;
* Abandonar um animal doméstico à sua sorte;
* Mutilar um animal;
* Utilizar este animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
* Utilizar animais em experiências cruéis, sem uso de anestésicos e sedativos adequados;
* Agredir fisicamente um animal indefeso;
* Matar um animal (exceto eutanásia, em caso deste animal estar muito doente e sem possibilidade de cura, e aqueles destinados à alimentação. Neste caso o abate deve ser de acordo com procedimentos humanitários, sem causar sofrimento ao animal);
* Deixar o seu animal vagar desacompanhado pelas ruas, sem uso de guias, permitindo que ocorra o risco de ser atropelado;
* Não dar atenção e carinho aos animais de estimação, privando-os da companhia e do atendimento humano.

Maltratar Animais é Crime
Lei Federal 9.605/98

Getsites