Casa do Empresário instala contentor para descarte de lixo eletrônico em TIJUCAS

27/11/19 às 22h22
Atualizado em 27/11/19 às 22h09

 Sabe aquele celular velho, aqueles carregadores sem uso ou mesmo computadores e eletroeletrônicos que não funcionam mais e você fica acumulando em casa por não saber o que fazer com eles? Agora ficou mais fácil descartá-los: a Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas, está disponibilizando um contentor para receber lixo eletrônico, que serão encaminhados para reciclagem.

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) está localizado no estacionamento da Casa do Empresário e para descartar seus materiais basta que as pessoas os depositem em seu interior. A instalação do contentor é uma parceria com a Weee.do, empresa responsável pela logística reversa do lixo eletrônico e pela sua destinação ambientalmente adequada.

Resíduos eletroeletrônicos, tais como computadores, celulares, televisores, refrigeradores, entre outros, são considerados perigosos devido à presença de materiais tóxicos como mercúrio, chumbo e outros metais pesados. É, atualmente, o tipo de resíduo com a taxa de crescimento mais acelerada no mundo. Em contrapartida, estima-se que apenas de 10 a 40% de todo volume de resíduos eletroeletrônicos é reciclado. O resto vai parar diretamente em aterros e incineradores ou, pior ainda, em lixões a céu aberto.

O gerenciamento adequado deste tipo de resíduo traz benefícios ambientais, econômicos e sociais para toda sociedade. A logística reversa é um compromisso de todos, pois a responsabilidade é compartilhada. A Prefeitura de Tijucas também está disponibilizando um contentor, instalado na E.E.F. Profª. Ondina Maria Dias.

 

Foco na sustentabilidade
A ACIT/CDL Tijucas tem intensificado cada vez mais a sua preocupação com a sustentabilidade. Há algum tempo foi eliminada a utilização de copos plásticos na recepção da Casa do Empresário e em reuniões; a energia elétrica utilizada na sede é totalmente fornecida pela usina de energia solar instalada no seu estacionamento; e até mesmo uma horta orgânica foi criada nas dependências da entidade.

 

 

 

Texto: /Thiago Furtado