Cavalgada pode fazer parte do calendário de eventos de Itapema

12/07/18 às 12h12
Atualizado em 12/07/18 às 19h26

 O vereador Jean Idimar (MDB) teve dois Projetos de Lei aprovados na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, 10/07. Nos dois PL's o vereador mostrou-se preocupado com o resgate cultural de grupos e trabalhadores da cidade de Itapema.

Com o PL Nº 57/2018, o Legislativo aprovou a instituição do Dia e Semana da Agricultura Familiar no município. A celebração deve ocorrer todo dia 25 de julho, marcando, também a semana de celebrações alusivas à passagem da data.

Para Jean, as comemorações deverão ter o intuito de fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar em suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão, comercialização, processamento e agroindustrialização. Além de incentivar a criação de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar.

"O Projeto surgiu da ideia em homenagear as pessoas que, de forma ordeira, trabalham nesse sistema de cultivo, sustentando com dignidade suas famílias, e fomentando a economia local. O Poder Público poderá promover cursos e palestras que incentivem esses agricultores, para cada vez mais se aperfeiçoem, aumentando sua produtividade, qualidade e renda", enfatizou o vereador. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

 

Cavalgadas

Outro PL aprovado na última Sessão, foi o N° 64/2018, que institui no calendário oficial de eventos do município a Cavalgada Herança do Velho Pai. O resgate histórico da cavalgada deve acontecer no segundo final de semana do mês de julho de cada ano.

 

A Associação Equipe de Cavalgada Herança do Velho Pai existe desde 2013, e foi desenvolvida a partir da necessidade de organizar um grupo de cavaleiros de Itapema. O nome Velho Pai foi sugerido justamente por ser uma prática familiar em que participam homens, mulheres e crianças que, na maioria dos casos, mantém a tradição passada de pai para filho.

O PL Nº 64/2018 também foi aprovado por unanimidade. Agora, os dois Projetos de Leis de Jean Idimar aguardam sanção da Prefeitura de Itapema, para entrarem em vigor.