Ciclone causa grandes prejuízos em Nova Trento

02/07/20 às 08h08
Atualizado em 02/04/24 às 08h
Visualizações: 87

 O município de Nova Trento também registrou muitos estragos com a passagem do ciclone.


Foto: Jessica Baumann
Centenas de casas foram atingidas, principalmente em seus telhados, além de imóveis públicos, como a Prefeitura, o ginásio de esportes Inácio Gullini, cuja cobertura de zinco ficou quase toda retorcida, e a passarela do Colégio Mazzola sobre a rua dos Imigrantes.

Em todas as ruas centrais foi possível ver, nesta manhã, muitos entulhos (cacos de telha e vidros) e placas de publicidade e transito, retorcidas ou no chão. Na Prefeitura os servidores compareceram, mas nada puderam fazer por falta de energia e necessidade de reparos e limpeza em várias dependências.

 

 


Passarela do Colégio Mazzola. Foto: Jessica Baumann
A força do fenômeno deixou como uma das consequências mais visíveis a destruição de árvores, algumas tidas como centenárias e sempre objeto de admiração popular. Duas delas foram arrancadas na Praça Getúlio Vargas. Uma caiu sobre a rua, interrompendo o transito, que só foi aberto no final da manhã depois que servidores da Secretaria de Obras, munidos com máquinas e motosserras, removeram todos os galhos e troncos.

Outra arvore tida como centenária e que vai virar lenha é uma imensa figueira na Praça del Comune, em frente à sede da Prefeitura. O vento forte não conseguiu arrancá-la do chão, mas foi o suficiente para deitá-la. O mesmo destino teve outra grande figueira, ao lado do posto de saúde do bairro Besenello, nas proximidades da Rodoviária. Caiu sobre as instalações do posto, que teve que suspender o atendimento.


Foto: Jessica Baumann
O prefeito Gian Voltolini passou as primeiras horas do dia visitando diferentes pontos do município, para ter uma ideia mais precisa dos estragos e prejuízos, ao mesmo tempo que foi e continua ordenando providencias diversas para a volta da normalidade no mais curto tempo possível.

Todo o município está sem energia desde o início do temporal. A Celesc não garante seu retorno durante o dia de hoje uma vez que o temporal atingiu também outras cidades do Vale do Tijucas, como São João Batista, Canelinha e Tijucas. A empresa informou que está iniciando os reparos por Tijucas e, em sequência, nos demais municípios.

Fonte: O Trentino

Getsites