Educação de Tijucas lança calendário escolar 2021

26/01/21 às 11h11
Atualizado em 26/01/21 às 11h35

 Na manhã desta terça-feria (26) a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas divulgou o calendário escolar 2021. A volta às aulas presenciais acontecerá no dia 18 de fevereiro nas escolas municipais da cidade.

Para saber quantos alunos de fato retornarão, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a secretaria preparou um formulário online sobre o assunto. Nele, os pais informarão se os filhos retornarão para as aulas presenciais ou não. O questionário ficará disponível somente até o dia 06 de fevereiro, para que a secretaria possa se organizar.

Conforme as respostas dos pais ou responsáveis, a secretaria vai determinar as turmas e espaços físicos para melhor atender as crianças e adolescentes. Mesmo nos casos em que não haja doença na família, os pais ou responsáveis que optarem por não enviarem os filhos às aulas presenciais, deverão assinar um termo de responsabilidade.

Acesse o formulário aqui

Reunião de profissionais da educação e pais de alunos
Entre os dias 1º e 17 de fevereiro os profissionais da educação terão reuniões presenciais no Anfiteatro Leda Regina de Souza, sendo cada grupo em um horário diferente. Já a reunião com os pais de crianças menores de 3 anos (creches) está prevista para o dia 17 de fevereiro, de forma online.

Clique aqui para ver o cronograma completo de reuniões

Cronograma de matrícula de novos alunos
Entre os dias 03 e 05 de fevereiro será realizado o processo de matrículas para o Pré-escolar I e II e nos dias 05 a 08 de fevereiro as novas matrículas do Ensino Fundamental I e II. As matrículas serão realizadas nas próprias unidades de ensino, respeitando o zoneamento, ou seja, a unidade escolar mais próxima da residência do estudante.

Para as crianças que precisam de vagas de creche, os pais serão chamados via telefone de acordo com a lista de espera. Este atendimento ocorrerá entre os dias 08 e 10 de fevereiro na Secretaria de Educação, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e será feito somente aos pais e responsáveis que forem chamados, conforme a lista.

 

Confira os documentos necessários para matrículas novas

CRECHES, PRÉ-ESCOLARES I E II, ENSINO FUNDAMENTAL I E II
- Certidão de nascimento do aluno (apresentar cópia e original);
- Cédula de identidade (RG) do pai, da mãe e ou responsável legal (apresentar cópia e original);
- Declaração de guarda emitida pelo juizado da infância e juventude, quando for o caso (apresentar cópia e original);
- Comprovante de residência em nome dos pais ou responsável ou declaração com firma reconhecida comprovando residência (apresentar cópia e original);
- Cartão de vacinação em dia (apresentar cópia e original);

Clique aqui para ver o cronograma completo

Primeira chamada do seletivo
A primeira chamada para os selecionados no Processo Seletivo 001/2019, que seleciona profissionais para atuarem na Rede Municipal de Ensino de Tijucas em 2021, acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro. Os candidatos devem acompanhar o site da prefeitura para ficarem cientes dos chamados, pois as convocações serão divulgadas no portal oficial.

Clique aqui para ver o cronograma com as áreas envolvidas

Segunda chamada do seletivo
A segunda chamada para os selecionados no Processo Seletivo 001/2019, que seleciona profissionais para atuarem na Rede Municipal de Ensino de Tijucas em 2021, acontecerá no dia 12 de fevereiro. Da mesma forma, os candidatos devem acompanhar o site da prefeitura, pois as chamadas serão publicadas ali.

Clique aqui para ver o cronograma com as áreas envolvidas
De acordo com a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira, o calendário municipal pode sofrer alterações, de acordo com as orientações do Estado. “A rede está preparada para receber nossos alunos e garantir que tenham um ano letivo seguro e o mais normal possível, após um ano totalmente atípico. No entanto, ainda estamos seguindo as determinações do Governo Estadual, da Procuradoria Pública e do Plancon (Plano de Contingência para Covid-19) e todo este planejamento pode sofrer alterações caso ocorra alguma mudança devido à pandemia”, disse a secretária.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha fala sobre a volta às aulas. “Ainda estamos vivenciando um período incerto, porém, toda a equipe da educação municipal está sendo preparada para este retorno. Esperamos que tudo corra da melhor maneira possível para que nossos estudantes possam retomar seus estudos o quanto antes, de forma segura e adequada”, diz o prefeito.

Mais informações na Secretaria Municipal de Educação, através do telefone (48) 3263-8129.

Acesse aqui o Calendário Escolar 2021 completo