Enem 2019: resultado é divulgado nesta sexta-feira pelo Inep; saiba como consultar a nota

17/01/20 às 10h10
Atualizado em 07/04/24 às 04h59
Visualizações: 48

 As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 vão ser divulgadas nesta sexta-feira (17). Para acessar o resultado, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/), incluir o CPF e a senha cadastrada (veja abaixo como recuperar a senha para consultar resultado).

Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

De acordo com o Inep, 3.709.809 pessoas fizeram as provas do Enem 2019 – em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos.

Quem fez a prova como “treineiro”, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio, terão que esperar até março do ano que vem para acessar o boletim individual.


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, vão conceder uma entrevista coletiva para apresentarem os resultados, às 10 horas, desta sexta-feira (17).

Como recuperar a senha do Enem?

Para quem não se lembra da senha para acessar a Página do participante, é importante já iniciar o processo para a sua recuperação. O procedimento pode ser feito através do portal e do aplicativo do Enem.

Passo a passo para recuperar a senha da página do participante:

Acesse o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Responda ao desafio de figuras solicitado no campo
Insira seu CPF
Clique em “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela
Clique em “enviar senha”
Aguarde uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado
Assim que tiver a nova senha, digite-a no sistema para conferir seu resultado
Acabou o Enem, e agora - veja a íntegra do programa do G1

Com a nota do Enem em mãos o estudante pode candidatar à vagas de diversas universidades (públicas e particulares) e aos programas de acesso ao ensino superior - Sisu, Prouni e Fies.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o "gao kao", prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.


Quando se inscrever no Sisu 2020?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne centenas de milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu em 2020, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, e não ter tirado nota zero na prova de redação.


Com a nota do Enem 2019, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. O prazo começa na próxima terça (21) e encerra as 23h59, na sexta-feira (24). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Neste primeiro semestre, serão ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. No site do Sisu é possível escolher duas opções de curso. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Sisu 2020: dicas para inscrição na seleção do primeiro semestre, que abre na próxima semana
Cronograma do Sisu 2020:

Abertura das inscrições: 21 de janeiro
Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro
Entenda como a nota do Enem influencia no Sisu com simulador

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies), e em 37 universidades de Portugal.

Veja abaixo os cronogramas para o Prouni e para o Fies.

Quando abre Prouni?
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.

O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar.


Cronograma do Prouni 2020:

Início das inscrições: 28 de janeiro
Fim das inscrições: 31 de janeiro
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro
Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março
Quando abre o Fies 2020?
O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.

Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Cronograma do Fies 2020:

Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
Pré-seleção: 26 de fevereiro
Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

 

Getsites