Entrevista com Professor Eloi, possível candidato á reeleição em Tijucas

03/07/20 às 16h16
Atualizado em 04/08/20 às 14h43

Por Rogério de Souza /Galera Mix

OPortal Galera Mix está realizando uma série de entrevistas com os possíveis candidatos a prefeito de Tijucas nas eleições 2020.
O segundo entrevistado é Eloi Mariano Rocha, o Professor Eloi, atual prefeito do município de Tijucas. Que pode vir como candidato a reeleição. Seu partido é o PSD - Partido Social Democrático.

Portal Galera Mix:  Quais eram as maiores reivindicações da população de Tijucas quando o senhor assumiu o cargo?

Prefeito Eloi: Na época a maior solicitação da comunidade era quanto às melhorias na infraestrutura da cidade. Tijucas era conhecida como a ‘Terra dos buracos’. Muitas ruas esburacadas, com graves problemas de drenagem e mobilidade. Além disso, outra reivindicação muito recorrente era quanto à segurança pública. Tijucas vivia um período de altos índices de criminalidade, com muitos homicídios, assaltos, enfim, uma fase de grande insegurança na comunidade. E essas se tornaram prioridades em nossa gestão, ao mesmo tempo que todos os demais segmentos também receberam atenção especial, tanto na saúde como na educação, cultura, esportes, e principalmente no desenvolvimento econômico que alcançou índices importantes nos últimos anos, sendo considerado um dos municípios que mais gera renda e emprego no sul do Brasil.

 

Portal Galera Mix: Durante esses três anos e meio à frente da administração de Tijucas, qual ano o senhor julga ter sido mais importante?

Prefeito Eloi: Todos tiveram sua importância e mesclaram conquistas e dificuldades. O primeiro ano foi delicado porque precisamos organizar as finanças, recuperar a saúde financeira do município e planejar os anos seguintes. Mesmo assim já foi um ano de muitas obras e de uma transformação importante para Tijucas. No segundo ano fizemos a nova entrada da cidade e demos uma cara nova para a parte central do município. No terceiro ano iniciamos novas obras de pavimentação asfáltica contemplando praticamente todos os bairros e ainda, começamos a construção da nova Ponte Bulcão Vianna. Esta era uma das obras mais aguardadas pela população e que foi realizada com recursos próprios. Também investimos muito em educação, praticamente zeramos a fila de espera por creches e implantamos muitos projetos importantes na saúde em um trabalho de prevenção e orientação à comunidade. Outra obra importante e que já está pronta para ser entregue é a nova estação de tratamento de água que vai aumentar consideravelmente o volume de água distribuída à nossa comunidade.
Para este último ano tínhamos mais de 40 obras previstas para serem executadas, algumas inclusive com processo licitatório encaminhado para ser deflagrado, porém, tivemos que suspender a maioria deles com o surgimento da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, conseguimos garantir, através de recursos destinados pelo Governo do Estado, a realização da pavimentação asfáltica da ligação entre a SC 410 e a BR 101, no trecho que chamamos de Beira Rio. Será mais uma grande obra para nossa comunidade e que servirá a todo o Vale do Rio Tijucas.

 

Portal Galera Mix: A crise mundial do coronavírus poderá atrapalhar ou impedir a execução do que foi programado como prioridade para o ano de 2020?

Prefeito Eloi: Infelizmente já impediu muitas obras e realizações previstas para este ano. Mas agora a nossa prioridade é a saúde das pessoas e a recuperação de nossa economia que está sendo fortemente atingida por esta pandemia.

 

Portal Galera Mix: O asfaltamento da Avenida Beira-Rio em Tijucas, que liga a rodovia SC-410 à BR-101, e a construção da nova Ponte Bulcão Vianna, podem ser considerados grandes legados dessa administração?

Prefeito Eloi: Certamente. São obras importantes e que há muito tempo eram prometidas e portanto, aguardadas pela nossa comunidade. Mas também considero uma grande marca de nossa gestão o Respeito às pessoas. E isso se comprova em diversas atitudes de nossa administração. O respeito às pessoas tem sido um norteador de nosso trabalho e isso passa pelas obras realizadas, pela valorização dos servidores, pelo estímulo às empresas, pela garantia à saúde e à educação, enfim, a um conjunto de ações que visam à qualidade de vida de nosso povo.

 

Portal Galera Mix: Qual sua mensagem aos cidadãos de Tijucas neste momento tão delicado que vivemos?
Prefeito Eloi:
Estamos vivenciando um período muito difícil, de muitos problemas e preocupações. Estamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus, um surto de dengue, fomos atingidos por um ciclone que devastou a cidade e causou mortes, a instabilidade do clima tem ocasionado maré alta aos moradores da Praça, enfim, são muitos desafios e condições de anormalidade que nos deixam totalmente fora do que havia sido planejado. Portanto, peço a todos que tenham compreensão, que estejamos unidos para atravessar este período difícil e que não percamos a esperança. Afinal, Tijucas é uma terra abençoada e em breve certamente tudo estará melhor. É para isso que estamos trabalhando. Um dia de cada vez, com muita serenidade e determinação. Um grande abraço