Frente fria deve causar temporais

12/01/21 às 15h15
Atualizado em 12/01/21 às 16h15

 O deslocamento de uma frente fria pelo estado no decorrer da terça-feira (12) favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir da manhã. Entre a tarde/noite as chuvas e os temporais avançam para as demais regiões. Localmente, a chuva poderá ser de moderada a forte intensidade. À tarde, as temperaturas máximas devem ser altas em todo estado, variando de 33°C a 38°C na porção oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte, até 32°C no Planalto Sul, 28°C a 35°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/noroeste passando para de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, de moderada a localmente forte intensidade, principalmente associadas aos temporais. Assim, há um risco moderado para desastres.

 

Previsão para quarta-feira (13)

Circulação marítima favorece um dia com variação de nuvens e chuva a qualquer hora no litoral, Vale e áreas próximas. Na porção oeste, Planaltos, a partir da tarde, a atuação de áreas de instabilidade favorece pancadas de chuva isoladas, que devem vir acompanhadas de temporais isolados. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 17°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas ficam mais altas na porção oeste (30°C a 36°C). Nas demais áreas, por conta da maior presença de nuvens, deve variar de 26°C a 29°C nos Planaltos, Vale, Grd. Florianópolis e Litoral Norte. No Litoral Sul não passa dos 25°C. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas de moderada intensidade (até 60 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. Assim, há um risco baixo a moderado de desastres.

 

Previsão para quinta-feira (14)

Circulação marítima favorece dia com variação de nuvens com chuva no litoral, Vale e áreas próximas. Há chance de acumulados altos no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale. Nas demais áreas, dia começa com sol e algumas nuvens. À tarde, áreas de instabilidade favorecem chuva de forma isolada. Dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno de 9°C) e amenas nas demais regiões do estado (15°C a 23°C). À tarde, as máximas ficam mais altas na porção oeste (30°C a 34°C) e amenas nas demais áreas (22°C a 27°C). Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, em todo estado. Rajadas de ventos isoladas, entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte, com moderada intensidade (até 60 km/h). Assim, há um risco baixo a moderado para desastres.

 

Tendência para os próximos dias

Sexta-feira (15) permanece com variação de nuvens e chuva no litoral, Vale e áreas próximas. À tarde há chance de chuva isolada nas demais áreas. Sábado (16) com chuva isolada da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. À tarde há chance de chuva de forma isolada nos Planaltos e porção oeste.

 

Condições de vento e mar

Terça-feira (12) com ventos de nordeste/noroeste passando para de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, de moderada a localmente forte intensidade, principalmente associadas aos temporais.

Ondas com direção de quadrante leste em todo estado. Altura de 1,5 m a 2,0 m, com picos chegando aos 2,5 m, no Litoral Sul e de 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas.