Helicóptero dos Bombeiros pousa no meio de congestionamento da BR-101 para resgatar órgão de transplante

11/09/19 às 15h15
Atualizado em 08/03/24 às 16h37
Visualizações: 99

 Um carro que transportava um fígado para transplanta entre as cidade de Florianópolis e Blumenau, ficou preso no congestionamento causado por um acidente entre dois caminhões na BR-101, em Itapema, no início da tarde desta quarta-feira (11).

Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina precisou atuar com o Arcanjo 03, um dos helicópteros da corporação, para realizar um rápido apoio para levar o órgão o quanto antes ao hospital. Por volta das 12h45, o helicóptero, que fica na cidade de Blumenau, foi acionado para buscar o fígado que não chegaria ao destino a tempo de uma cirurgia.

O Arcanjo pousou no meio da BR-101, onde resgatou o órgão. EM 27 minutos o fígado chegou à Blumenau em tempo ainda menor do que o previsto por carro.

Os órgãos possuem uma vida útil reduzida quando já estão fora do corpo. O transplante deve ser realizado o quanto antes, para reduzir o risco de rejeição. O fígado, em especial, é um órgão ainda mais sensível. Caso não fosse possível o suporte aéreo do Arcanjo, possivelmente o órgão seria descartado, inviabilizando o transplante, avaliam os bombeiros.

Fonte: Visor Notícias

Getsites