Indústria de animação é aposta na área da inovação na Grande Florianópolis

05/03/18 às 08h08
Atualizado em 08/05/23 às 01h14
Visualizações: 28

Babu e as corujinha?, desenho animado produzido na cidade, é uma mostra da boa fase deste nicho de mercado na região
 

 Nos últimos anos, o mercado de animação vem crescendo no país e, em Santa Catarina, a indústria de animação já é um nicho de mercado em potencial para algumas cidades, como São José. Uma mostra deste momento é a animação "Bubu e as corujinhas", desenvolvida em solo josefense e reproduzida pela primeira vez no cinema do Shopping Itaguaçu, em janeiro.

Para o secretário Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto, que esteve no cinema para conferir a pré-estreia do desenho e também realizou uma visita ao estúdio onde a animação foi produzida, o exemplo de "Bubu e as corujinhas" traz novas ideias para estruturar ainda mais o mercado de animação na cidade. “Temos um potencial criativo e inovador muito forte, e isso deve receber atenção redobrada para que possamos transformar a cidade num polo de animação e entretenimento”, avalia Waldemar.

A ideia é buscar parcerias com universidades da região a fim de fomentar inicialmente o ecossistema de ensino a partir do oferecimento de cursos específicos na área como ilustração e design, qualificar a mão de obra na cidade, além de incentivar investidores e empresas a produzirem animação na cidade.

A personagem Coruja Bubu é mais um desenho animado criado em uma cidade de Santa Catarina e reflete a ascensão deste mercado na região. A animação pertence ao Grupo Uatt? e, conforme o proprietário da marca, Rafael Biasotto, o projeto de transformar o personagem em uma animação começou em março de 2016. O desenho animado já estreou em canais como Disney Channel, Disney Junior e Playkids na América Latina e também entrou para a grade de programação da TV Cultura.


 

Divulgação Secom/PMSJ

Getsites