Integração do CRM PipeRun com WhatsApp otimiza vendas por troca de mensagens

21/01/21 às 10h10
Atualizado em 08/02/24 às 20h04
Visualizações: 74

 O WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens mais popular da internet com 120 milhões de usuários no Brasil, desempenhou um papel fundamental para a ativação da economia durante a pandemia. Em meio às medidas de distanciamento social, muitas empresas intensificaram o uso da ferramenta para se aproximar dos consumidores e concretizar vendas. O desafio de qualificar e otimizar esse processo motivou o CRM PipeRun a criar uma extensão que faz a integração com o aplicativo.

O PipeRun Max finaliza agora em janeiro um período de testes em versão beta com 50 clientes B2B - mais de 500 usuários. Neste início de 2021, a startup gaúcha vai disponibilizar aos demais clientes a novidade - que permite, entre outras facilidades, criar e editar oportunidades de vendas pelo WhatsApp Business e Web.

A atualização prevê ainda o envio de mensagens padronizadas, a conformidade com as regras do WhatsApp e o upload de arquivos e links para assinatura eletrônica de documentos, entre outras funcionalidades. "É uma ferramenta de total apoio às vendas, que corrobora a padronização de dados do CRM", destaca o Chief Marketing and Strategy Officer (CMSO) da PipeRun, Fausto Reichert.

 

Solução é prioridade para pequenas e médias empresas

Para o executivo, a Covid-19 foi determinante para a aceleração do processo. "Recebemos muitos clientes de menor porte, PMEs com até dez pessoas nas áreas de vendas e pós-venda, que utilizavam o WhatsApp de forma desconectada do CRM. Isso não acontecia com as empresas maiores que têm ferramentas robustas de atendimento, integradas ao PipeRun. Isso gerou problemas: CRM desatualizado e informações inconstantes. Com a pandemia, a dificuldade de comunicação foi muito grande e o WhatsApp virou 'a' ferramenta do time de vendas", afirma.

Foi o que aconteceu com a DataSales, startup de big data e inteligência artificial do Grupo Assertiva, que testou a solução. Conforme o diretor Luan Azevedo, a nova feature atende a vários requisitos importantes em meio à transformação digital dos negócios. "Nosso receptivo e abordagem é realizado 90% dentro do WhatsApp. Então, reduzimos em 35% o tempo do primeiro atendimento aos clientes. Os follow ups das propostas, que demoravam dias, agora são diários. Ganhamos muito em agilidade, dinamismo e velocidade", conta Azevedo.

Outra empresa que testa a novidade é a Solar Prime, rede de franquias de energia solar com mais de 300 unidades ativas. De acordo com o gerente de expansão, Douglas Pelegrini, os ganhos foram importantes, mas o principal resultado está nas operações. "Aumentamos em 45% a taxa de retorno de leads, quando antes dependíamos exclusivamente do atendimento ao telefone. Além disso, com o playbook de atividades programadas no CRM, conseguimos ter cadência nas etapas do funil de vendas. Isso nos trouxe melhores métricas de produtividade e melhoria nas taxas de conversões", afirma.

 

Processo de criação com o cliente

Segundo Reichert, a demanda por esse serviço surgiu dos próprios usuários. "Temos uma cultura muito forte de co-criação com os clientes e parceiros", salienta. "Eles trouxeram várias ideias e exemplos de como usavam o sistema e compravam os números do WhatsApp Business. Então, buscamos uma solução para integrar ainda mais o CRM com o aplicativo, além de ampliar integrações com ferramentas de atendimento omnichannel de parceiros."

O engajamento dos clientes e o constante feedback fazem parte da rotina da PipeRun. "Vários clientes e parceiros, diariamente, têm trazido novas ideias de como a extensão pode atender outras soluções. Já temos algumas fintechs, consultorias, agências de marketing, empresas de software, de educação, de seguros que estão fazendo o uso da solução e enxergando também a possibilidade de integrar seus outros sistemas, fazendo uso das APIs", destaca.

 

Novidade não terá custo adicional

O PipeRun Max estará disponível para todos os clientes e para a rede de mais de 400 parceiros da empresa a partir de 28 de janeiro. A nova extensão não terá custo adicional. "É uma facilidade que eStamos entregando, independentemente do porte da empresa", celebra Fausto.

 

Sobre o CRM PipeRun

O CRM PipeRun é uma plataforma de aceleração de vendas que busca automatizar e aumentar a performance comercial de empresas. A partir da integração com outras soluções complementares oferece um canal único que auxilia negócios do lead gerado ao contrato digital assinado, o processo de uma ponta a outra.

Atendimento personalizado e customizações à realidade de cada cliente são alguns dos diferenciais da salestech, criada em 2017. Escolhida para participar do programa Scale Up Endeavor, o PipeRun conta com a melhor avaliação de CRM no portal B2B Stack, sendo um dos três melhores sistemas do segmento no Brasil.

Getsites