Licenciamento digital de veículos é habilitado em Santa Catarina

21/03/19 às 15h15
Atualizado em 16/01/24 às 01h12
Visualizações: 19

A partir desta quinta-feira, 21, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital está habilitado em Santa Catarina. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran). Os motoristas poderão utilizar um aplicativo de celular no lugar do documento de porte obrigatório para trafegar nas vias.

Conforme o Detran, Santa Catarina será o 11º Estado a usar o sistema. O aplicativo é o mesmo que já é utilizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. No entanto, enquanto a CNH exige uma atualização cadastral junto ao órgão de trânsito, para o CRLV basta digitar os dados do veículo, para habilitar o sistema.

O aplicativo é compatível com os sistemas iOS e Android. O documento fica disponível para o usuário mesmo que ele esteja sem sinal de internet. O sistema mostra todos os principais dados da documentação do veículo, como os números da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além da quitação do seguro obrigatório DPVAT.

Apenas o dono pode fazer a liberação do aplicativo. Entretanto, é possível compartilhar os dados com até cinco motoristas que utilizem o mesmo veículo.

Apesar da inovação, o Detran seguirá emitindo o documento impresso, desde que as taxas e impostos estejam todos em dia, conforme o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como usar o aplicativo

Para o usuário que não possui a CNH Digital (acessando o sistema pela primeira vez):

– Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na App Store ou Google Play.

– Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.

– Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Para o usuário que já possui a CNH Digital:

– Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.

– Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

 

Fonte: NSC Total / Divulgação /

(Foto: ndre Borges/Agência Brasília)

Getsites