Maternidade Chiquinha Gallotti em Tijucas não terá mais partos gratuitos

01/03/18 às 10h10
Atualizado em 24/01/24 às 13h12
Visualizações: 54

Foto: Google/Divulgação

 A maternidade Chiquinha Gallotti, que é considerada uma referência no Vale do Rio Tijucas, deixará de fazer partos gratuitos. A decisão passa a valer a partir desta quinta-feira, 1 de março.
De acordo com a gerência do hospital São José, a medida foi tomada num momento em que a instituição passa por uma nova fase.
As gestantes que estão prestes a dar a luz já estão sendo orientadas a buscar atendimento no Carmela Dutra(Maternidade referência em Florianópolis).

Os partos normais em Tijucas custarão em média R$ 3 mil, já a cesária, R$ 5 mil.

O encerramento das atividades atinge diretamente dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde) e planos de saúde. A medida havia sido definida em dezembro do ano passado, mas prorrogada por 60 dias, em acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.
A alegação por parte do hospital, é que, com a mudança vai melhorar outros serviços, como ortopedia de média complexidade. Vale ressaltar que o atendendimento as 5 cidades do Vale do Rio Tijucas e continuará sendo realizado.

DECISÃO QUE VEM SE ARRASTANDO
Em 2011 uma audiência pública já havia discutido o fechamento da maternidade devido a falta de recursos. Na época, participaram representantes da prefeitura, câmara de vereadores e representantes do governo estadual.

Por Paulinho K /Rádio Vale

Getsites