Municípios da Grande Florianópolis terão sinal Analógico desligado em 31 de janeiro

27/01/18 às 16h16
Atualizado em 27/01/18 às 16h48

Em 31 de janeiro, o sinal analógico de TV será desligado em Florianópolis, São José, Palhoça, Paulo Lopes, Biguaçu, São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos. Até esta data, os telejornais da NSC TV dão dicas sobre a chegada do sinal digital.

A partir de então, para assistir à programação da TV aberta o telespectador terá que ter televisores adaptados para receber o novo sinal. As regiões de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville serão as próximas a terem o sinal analógico desligado, em 5 de dezembro. Até 2023, o desligamento deverá ser concluído em todo o país.

Sinal digital

O sinal digital é recebido de graça, é preciso apenas preparar o seu equipamento para recebê-lo. Além de continuar curtindo a programação da NSC TV, as outras vantagens do sinal digital são uma imagem mais nítida, um som de melhor qualidade, o fim de ruídos e interferências e a possibilidade de interatividade.

Depois do desligamento do sinal analógico, só será possível acompanhar a programação da NSC TV com o sinal digital.

Quem precisa migrar?

Se a letra ‘A’ aparece no canto direito inferior da sua tela, o sinal é analógico e é preciso migrar.

Como fazer para migrar

Primeiro, é preciso saber se o seu aparelho de televisão já é digital. Se a TV for de tubo, com certeza ela não é digital. Se for de LED, LCD ou plasma sem o selo DTV, você precisa olhar no manual do aparelho ou ligar para o fabricante. Caso tenha o selo DTV, com certeza ela é digital.

Se a TV não for digital – neste caso, você pode adquirir um conversor. Para isso, anote o modelo do seu aparelho de televisão e mostre ao vendedor.

Se a sua TV for digital – verifique no manual se o seu aparelho tem conversor embutido. Caso não tenha, você precisa adquirir uma antena UHF. Se você mora em uma casa, o mais adequado para você receber o sinal digital é uma antena externa. Caso more em um prédio, converse com o síndico para saber se já existe uma antena coletiva no local.

Para a instalação de uma antena externa, é recomendável que você chame um antenista profissional. Aparelhos de TV de tela plana fabricados até 2010 precisam também de um conversor para receber o sinal digital.

Se ainda estiver com dúvidas, você pode telefonar gratuitamente para o número 147. Você também pode acessar o site oficial da TV digital ou a página especial da TV Digital.

Beneficiários de programas sociais do Governo Federal têm direito ao kit gratuito. Para descobrir se tem direito, basta consultar o site da Seja Digital ou ligar para 147.

 

 

 

NSC TV / Divulgação /