Notas falsas voltam a circular no comércio de São João Batista

12/01/18 às 10h10
Atualizado em 12/01/18 às 15h06

Nos primeiros dias do ano foram registradas pelo menos três ocorrências de notas falsas circulando no comércio de São João Batista. De acordo com as vítimas, desta vez as cédulas são de valores menores, de R$ 10,00 e 20,00, talvez uma forma encontrada pelos falsários para levantar menos suspeitas, já que habitualmente as notas falsas tinham valor de R$ 50,00 e 100,00.

ALGUNS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS:

Nas notas de 1994 e de 2010

A marca d´água
Ao segurar a nota contra a luz, você observa figuras na área clara e lisa da cédula, em tons claros e escuros. O desenho é como se fosse uma marca d´água.

O papel
A cédula é impressa em um papel que tem uma textura mais firme e áspera do que um papel comum.

O relevo
Ao tocar na nota, dá para sentir um relevo em algumas áreas, como na legenda “República Federativa do Brasil” e nos numerais que indicam o valor da cédula.

Nas notas de 2010

O número escondido
Em um lugar com bastante luz, se você colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você verá um número escondido ao lado direito da cédula.

O quebra-cabeça formado pela frente e pelo verso
Ao colocar a nota contra a luz, você verá que o desenho do verso completa o desenho da frente, formando um número, em uma espécie de quebra cabeça.

Os elementos fluorescentes
Se você olhar para as notas com uma luz ultravioleta, verá que os números do verso mudam de cor e que dá para enxergar fios da cor lilás, que só podem ser vistos com esse tipo de iluminação.

As microimpressões
Com uma lente de aumento, você pode ver o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas da cédula.

Nas notas de 1994

A sigla BC
Ao observar a frente da cédula, no canto inferior esquerdo, dá para ver a sigla BC.

O símbolo das Armas Nacionais
A estrela do símbolo das Armas Nacionais aparece nos dois lados da cédula. Ao olhar a nota contra a luz, o desenho impresso de um lado se ajusta exatamente ao desenho do outro lado.

Clubei