Porto Belo: Caranguejos invadem praia após níveis elevados de chuva

11/02/20 às 10h10
Atualizado em 11/02/20 às 18h08

Foto: Prefeitura

 A grande presença de caranguejos na Praia do Perequê, em Porto Belo, tem chamado a atenção de quem passa pelo local nos últimos dias. Em uma publicação na rede social, a prefeitura explicou que o fenômeno já ocorreu em anos anteriores e que é causado pelo grande volume de chuva e consequente quantidade de água doce no mangue, às margens do Rio Perequê.
Por esse motivos, os caranguejos saem do habitat natural em busca de uma água mais salobra - aquela que apresenta mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar - chegando até a faixa de areia.

A Famap (Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo), também reforça que retirar esses animais da praia é considerado crime ambiental e principalmente, não orienta a população a consumi-los.

Os caranguejos podem voltar para ao seu habitat, assim como pode ocorrer de serem encontrados mortos na orla, dependendo da condição e distância percorrida por ele.


MORADORES RELATARAM O CASO
"Ontem a noite, tinha centenas andando. Tava difícil até de caminhar na praia de tantos que tinha. Com crianças mesmo, não tinha como ficar", comentou Ana Jaison.
"Nós ontem coletamos cerca de 200 e levamos de volta para o Rio Perequê", Ingrid Buschermoehle Juskom.