Prefeitura de Canelinha faz balanço dos estragos do ciclone extratropical

02/07/20 às 11h11
Atualizado em 09/04/24 às 05h13
Visualizações: 84

 Após os atendimentos emergenciais desde a última terça-feira, 30 de junho, que seguem nesta quinta-feira, 02 de julho, a Prefeitura de Canelinha, através das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Assistência Social, Saúde e Educação, Intendência Distrital do Moura, Defesa Civil e Semais, fizeram o balanço dos estragos causados pelo ciclone extratropical.

Entre os estragos, registrou-se rompimento da rede elétrica, telefone e internet, desabamento da estrutura de ponte de arame, queda de árvores e galhos, quedas de postes, ruas obstruídas, casas destelhadas e danos em prédios públicos e empresas. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Infelizmente temos o registro do desaparecimento de um masculino por conta do desabamento da estrutura da Ponte pênsil Lindolfo Elpídio Laus, na Rua Juvêncio Mafra. Segundo o Corpo de Bombeiros, Vilson Saramento está desaparecido após ter sido arremessado pelo ciclone nas águas do Rio Tijucas. Por volta das 14h30 desta quarta-feira (01), com a ajuda de moradores, os mergulhadores encontraram a moto de Vilson.

Segundo informações do secretário de obras, Osmar Silva Filho, o bairro mais atingido do município foi o Cobre, principalmente a Rua Verônica Wechrmeister, que teve queda de quatro postes. No bairro Areão e na localidade do Morro do Macadame, houve grandes estragos em residências. Nos bairros Galera, Índia, Papagaios, Centro e Areão, empresas sofreram grandes danos. No bairro Moura, além de residências destelhadas, ouve a queda de um poste, e outro poste se partiu próximo a fábrica de carrocerias Roberti.

O prédio público mais atingido foi o Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz. Segundo relatório da Secretária de Educação, houve destelhamento em todas as escolas e creches municipais, além de grandes estragos nos ginásios e queda de muros nas escolas dos bairros Galera e Índia e Areão. Já as unidades básicas de saúde e a secretaria de saúde sofreram apenas destelhamentos.

A Administração Municipal e as secretarias vêm trabalhando intensamente para amenizar os estragos, assim, pedimos a compreensão da população. Ainda nesta quinta-feira (02), será publicado o Decreto de Emergência.

Getsites