Programa oferece 20 mil bolsas de estudo para graduação em Santa Catarina pelos artigos 170 e 171

09/02/18 às 15h15
Atualizado em 09/02/18 às 15h12

Foto: arquivo / Divulgação

Estão abertas até 20 de março as inscrições para o programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), sistema que congrega os benefícios garantidos pelos artigos 170 e 171 da Constituição de SC. O processo é feito pelo site www.uniedu.sed.sc.gov.br e é válido para o primeiro semestre de 2017.

O serviço é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e garante até 100% do valor da mensalidade do curso, variando de acordo com a análise da situação socioeconômica feita por comissão interna da instituição de ensino.

Em 2016, o governo do Estado investiu cerca de R$ 100 milhões para 30.520 benefícios. Para este ano a expectativa é oferecer, apenas para a graduação, cerca de 20 mil benefícios. Serão duas opções de bolsa nesta modalidade: uma beneficia o estudante até o término da graduação, e a outra é necessário comprovar semestralmente carência para manter o benefício.

Segundo o diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Gilberto Luiz Agnolin, são mais de 60 instituições comunitárias e privadas oferecendo os benefícios que variam de 25% a 100% do valor da mensalidade (veja a lista abaixo).

Podem participar do programa estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições cadastradas na Secretaria da Educação mediante a apresentação dos documentos exigidos no edital e nos prazos definidos pela instituição de ensino superior.

Já para bolsas de pós-graduação, a Secretaria de Estado da Educação informa que haverá chamada pública em março, ainda sem data prevista.