Santa Catarina tem 12 rios em estado de alerta pela falta de chuva

26/04/18 às 07h07
Atualizado em 26/04/18 às 17h57

 A Epagri/Ciram emitiu um alerta nesta quarta-feira com as consequências da falta de chuva do mês de abril em Santa Catarina. Há cinco rios que estão em estado de emergência, quando a ausência de chuva pode provocar até problema no abastecimento de água. Há outros sete em situação de alerta, emitido quando o nível pluviométrico está próximo de crítico.
O alerta é válido para municípios de praticamente todas as regiões do Estado. Os rios em estado de emergência estão nos municípios de José Boiteux, São João Batista, São Martinho, Braço do Norte e Concórdia. Já o estado de alerta é válido para rios que passam pelos municípios de Forquilhinha, Canoinhas, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.
De acordo com o órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima, o volume de chuva do mês foi irregular e abaixo da média. A previsão era de 100mm para abril, mas o volume está em torno de 75mm no Extremo Oeste e chega a apenas 10mm em regiões como o Planalto Norte.
Como não há previsão de chuva para os próximos dias, a situação ainda pode ficar mais grave. Por isso o técnico em hidrologia da Epagri, Guilherme Miranda, orienta que os moradores das cidades que tiveram alerta devem economizar água, utilizando apenas o necessário para as atividades diárias até que os níveis dos rios voltem ao normal.