Saúde reforça importância do Teste da Linguinha em recém-nascido

26/01/20 às 22h22
Atualizado em 28/10/22 às 17h55
Visualizações: 45

Foto: Prefeitura

 Considerado simples e rápido, o Teste da Linguinha, como é conhecido, é de importância para os recém-nascidos. Em São João Batista, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de Saúde Bucal e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), alerta os pais para a realização do exame que verifica eventuais limitações relacionadas à “língua presa”, o que compromete funções como: sugar, engolir, mastigar e falar.

No município, a avaliação é feita gratuitamente na Unidade Básica de Saúde do Centro, localizada na Rua Gilson Geraldo Sartori. O teste pode ser feito às segundas-feiras, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30, e nas quintas-feiras, das 13h30 às 15h30. Basta apresentar a Caderneta de Vacinação e o Cartão Nacional do SUS do bebê, sem necessidade de agendamento.

O teste deve ser realizado até no máximo seis meses de idade.

Caso seja diagnosticado a deformação, será necessário intervenção cirúrgica, chamada de frenectomia lingual, popularmente conhecida como “pique na língua”. O procedimento também é ofertado na unidade e é executado pela dentista Isabelle Cunha do Nascimento que garante que não há desconforto ao bebê. O único incômodo é a contenção física, sendo que, logo após, é recomendada a amamentação materna.

A “língua presa”, caso não seja tratada precocemente, poderá gerar dificuldades na amamentação, causando estresse tanto para o bebê quanto para a mãe. Além disso, mais tarde, pode atrapalhar a mastigação/deglutição e a fala, afetando a comunicação, o relacionamento social e o desenvolvimento profissional.

 

 

Getsites