SURFISTAS FOGEM DA PRAIA DO MARISCAL EM BOMBINHAS APÓS ENCONTRO COM SUPOSTO TUBARÃO

04/09/18 às 07h07
Atualizado em 24/04/24 às 07h02
Visualizações: 359

 Um suposto tubarão nadando em meio às ondas da Praia do Mariscal, em Bombinhas, fez surfistas deixaram às pressas a água neste domingo. Os relatos do avistamento foram gravados em um vídeo, que circula nas redes sociais, em que os surfistas afirmam terem visto a aproximação do animal. Embora as imagens não mostrem o tubarão, o pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, me Balneário Piçarras, diz que o avistamento é possível.

— Às vezes acontece de confundir com um boto, mas pode ser um tubarão sim. É um indício saudável para a praia — avalia.

Segundo ele, a presença do animal não significa risco. Há dezenas de tubarões que vivem na costa de Santa Catarina, e nem todas as espécies são perigosas.

— A possibilidade de um ataque é remota — diz Soto. Raridade

O único ataque registrado nos últimos anos na região ocorreu em 2016, quando um tubarão da espécie popularmente conhecida como mangona, ameaçado de extinção, atacou um banhista na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú. Rafael Hermes Thomas, 41 anos, foi atingido na cabeça pelo animal assim que entrou na água.

Socorrido pelos guarda-vidas, ele foi levado ao hospital Ruth Cardoso e precisou levar pontos. Apesar do susto, não houve gravidade.

A confirmação sobre a “identidade” do animal foi feita pelo pesquisador Jules Soto, após conversar com a vítima e avaliar o padrão dos ferimentos.

Na mesma praia do Estaleiro, pescadores já capturaram um tubarão-tigre em 2015.

Fonte: Porto Belo

Getsites