Telhado do Cine Theatro desaba em Tijucas

24/09/18 às 11h11
Atualizado em 24/09/18 às 21h42

Patrimônio histórico tombado de Santa Catarina, o Cine Theatro de Tijucas teve mais uma grande perda estrutural na madrugada de sábado (22). O telhado, que ainda resistia, veio a cair, restando apenas a demolição total ou restauração imediata daquele imóvel, que por muito tempo foi berço de cultura e cinema na cidade.

Até o final da década de 1920, quando foi construído, a maioria dos filmes eram mudos. Para a comunidade de Tijucas e para o Estado de Santa Catarina, foi um projeto de vanguarda e muito atual para a sua época. A Diretoria de Patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) orçou em R$ 2 milhões para restaurar o prédio do antigo Cine Theatro, porém a obra nunca chegou a ser realizada.

No período em que ficou sem uso, tornou-se abrigo para usuários de droga e palco de vandalismo. Diversas pichações ilustram as paredes. O assoalho foi furtado e o telhado estava bastante deteriorado. A discussão em torno da propriedade do imóvel é apontada como principal causa do abandono do prédio, que foi dividido entre seis irmãos, dificultando um acordo entre o Poder Público e a Prefeitura de Tijucas, que tinha interesse em assumir o histórico Cine Theatro.

 

Texto e Fotos: Jornal Razão