Tijucas assina convênio para implantação do complexo náutico mais moderno da América Latina

16/11/17 às 15h15
Atualizado em 21/02/24 às 11h25
Visualizações: 30

No dia 22 de novembro a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Quasar Design University, da Itália, irão assinar um convênio para a implantação de um centro de design náutico em Santa Catarina e parceria com a organização não-governamental francesa, Planeta d’O, para a implantação do Museu do Mergulho.

O projeto será na região entre a foz dos rios Santa Luzia e Tijucas, implantado o Tijucas Marine Center (TMC), em uma área de 804 mil metros quadrados,

Pelo acordo, a Quasar estruturará um centro de capacitação de mão de obra especializada dentro do TMC, que começam já em 2018 no campus da Univali de Tijucas.

A previsão é de que o Museu do Mergulho comece a ser construído em 2019 e sua instalação completa se dará em 36 meses.

O complexo abrigará, ainda, a sede do Instituto Anjos do Mar, instituição sem fins lucrativos de resgate marítimo e proteção ambiental.

A primeira fase da implantação, programada para iniciar em 2018, irá preparar a área para receber investimentos da indústria e de empresas que comercializam produtos náuticos, tendo 137 terrenos com metragens de 1 mil a 30 mil metros quadrados.

A previsão é que esta primeira fase termine em 24 meses.

Quando concluído, o TMC, de acordo com o diretor geral Álvaro Ornelas, gerará 4 mil empregos diretos, grande parte mão de obra especializada com formação nos cursos oferecidos no próprio complexo.

Um dos principais diferenciais do projeto é a infraestrutura de apoio completo à indústria náutica, incluindo dársenas, que fazem parte da estrutura de travellift, com capacidade para movimentar barcos de até 120 pés com 150 toneladas.

 

 

Fonte/Noticenter

Getsites