Tijucas: Secretaria de Saúde convoca população para plantão de vacinação neste fim de semana

12/02/20 às 22h22
Atualizado em 12/02/20 às 22h44

Para rever a situação das vacinas, principalmente as que previnem doenças como o sarampo e a febre amarela, a Vigilância Epidemiológica de Tijucas, com apoio dos órgãos estaduais e federais de Saúde, solicita que a população compareça aos pontos de vacinação das Unidades Básicas de Saúde neste sábado (15). As UBS's do Bairro Areias, Joáia, Praça e Centro, estarão atendendo das 8h às 16h.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Elenise Zimmer dos Santos, até o momento, a cobertura vacinal contra a febre amarela em Santa Catarina é de 84%, abaixo do que é recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 95% do público-alvo. O secretário de Saúde, Vilson José Porcincula, também lembra que a partir deste ano, crianças com 4 anos precisam tomar uma dose de reforço.

Conforme a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em 2020, foram confirmados dois casos de febre amarela em humanos no Estado. Os dois pacientes foram atendidos no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia. Um vindo de Jaraguá do Sul e o outro de São Bento do Sul. Ambos não tinham registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Dois macacos também foram diagnosticados com febre amarela em Blumenau e Pomerode.

É importante ressaltar que os primatas não transmitem o vírus, mas ajudam a Vigilância Epidemiológica a identificar o início da transmissão da doença, pois são os primeiros a adoecer.