Veja o resultado da primeira pesquisa eleitoral para Prefeitura de Itapema

14/07/20 às 15h15
Atualizado em 14/07/20 às 15h29

 A pesquisa eleitoral divulgada na manhã desta terça-feira (14) pela Rádio Cidade, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral com o número SC 08632/2020 mostra a preferência dos eleitores de Itapema para as eleições 2020.


Na Pesquisa Espontânea, quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, a prefeita Nilza Simas (PSD) aparece com 34% das intenções de voto. O ex-prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) tem 2%, assim como o vereador Cleverson Tanaka, que também tem 2%. Os vereadores Alexandre Xepa (PP) e Yagan Dadam (PL) são citados por 1% dos entrevistados. O ex-candidato a deputado, André Oliveira (Podemos) também aparece com 1%. Outros canditados juntos chamam 2%.Brancos e Nulos 5%. Não sabem ou não responderam 52%.


Na Pesquisa Estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, com base nas pré-candidaturas divulgadas até o momento, a pesquisa perguntou. Se as eleições municipais fossem hoje, e os candidatos fossem os seguintes: Em quem você votaria? A prefeita Nilza Simas aparece com 53% das intenções de voto. O ex-prefeito Rodrigo Bolinha tem 8%; Andre Oliveira 6%; Coronel Feres (PL) 4%; Hélio José Baschera (PV) 1%; Matiolo (PT) 1%; José Santana (PTB) 0%, Brancos e Nulos 15%; Não Sabem ou não responderam 12%.


A pesquisa também perguntou em qual dos candidatos citados o eleitoral não votaria de jeito nenhum. Rodrigo Bolinha tem (22%); Nilza Simas (7%); Coronel Feres (8%); José Santana (7%), Matiolo (3%), Hélio Baschera (3) e Andre Oliveira (2%). Ao todo, 21% dos entrevistados respondeu que poderia votar em qualquer candidato, 14% não votaria em nenhum deles e 16% não sabe ou não respondeu.


O cálculo de amostra foi realizado através da amostragem aleatória simples, onde foi obtida a amostra de 381 indivíduos, a confiabilidade da amostra é de 95% de confiança, com a margem de erro de 5% (para mais ou para menos). As entrevistas serão Pesquisa intercept, elas, ocorreram em ponto de fluxo no município de Itapema, as entrevistas serão individuais e pessoais. Os entrevistados são selecionados de acordo com o perfil do eleitorado, segundo o sexo, a idade, grau de instrução e nível econômico, respeitando a representatividade de cada perfil. A pequisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de julho.

Fonte: Visor Notícias