1ª Festa do Aipim ganha destaque nacional

21/07/17 às 13h13
Atualizado em 25/12/23 às 02h42
Visualizações: 71

No próximo dia 23 junto com a 11ª Festa do Colono ocorre a 1ª Festa do Aipim no Centro de Eventos em São João Batista, fonte de renda e trabalho, o aipim ganha espaço nas comemorações do município e além disso devem dar destaque nacional à Capital Catarinense do Calçado com uma vaca atolada de uma tonelada, a maior de que se tem notícias segundo o secretário de desenvolvimento Plácido Vargas.

Na ocasião a Administração Municipal estará promovendo a maior vaca atolada já vista, com presença de representantes do Ranking Brasil para fazer a avaliação do prato que leva principalmente Aipim e Carne. Para o preparo dos mil quilos de alimentos foi feita sob encomenda uma panela gigante com três metros de diâmetro. A comida será fornecida gratuitamente aos agricultores presentes na festa, com a cobrança de R$ 15,00 aos demais.

No último domingo (13) o evento foi anunciado no Programa Globo Rural da Rede Globo, e já aparece também no site do Ranking Brasil. A Vaca Atolada será preparada pelo Chefe de Cozinha Deivid Darosci do Restaurante Parolo e será servida ao meio dia. O Centro de Eventos já está sendo devidamente preparado pela equipe da administração municipal.

O cultivo do aipim é o principal produto da economia agrícola do Município. “Somos a Capital Catarinense dos Calçados, mas não podemos deixar de lado essa cultura trazida pelos nossos antepassados e leva o nome de São João Batista para muitas mesas pelo nosso estado”, acrescenta o secretário de desenvolvimento, Plácido Vargas.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, São João Batista conta com 200 produtores. São cultivados uma média 350 hectares, o equivalente a 350 campos de futebol. Deste número, a maior parte produz o aipim e o restante mandioca para produção de farinha.

 

Getsites