03/12/20 às 20h20
Atualizado em 28/11/24 às 15h46
Visualizações: 53
Foto: Ilustrativa
De acordo com o calendário da ONU, o dia 3 de dezembro é marcado como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.
A data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.
Ela também busca conscientizar a sociedade sobre a importância de inserir pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, econômica, educação cultura.
Em 14 de outubro de 1992 a data foi insituida através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, que em seus últimos estudos, publicou que aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.
A cada ano, novos dados são levantados no mundo todo e impulsionam empresas e sociedade a refletir e colocar em prática os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que com algum tipo de deficiência.
No Brasil, são cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. , segundo dados do IBGE.
A tecnologia como facilitadora
Tendo como objetivo a melhoria na qualidade de vida de, aproximadamente, 10% da população, a inovação e tecnologia se tornam aliadas e facilitadoras no processo.
Ao longo dos anos, a evolução da tecnologia permite que a pessoa com deficiência, em muitos aspectos, tenha igualdade de condições com qualquer outra pessoa.
Leitores de tela permitem que deficientes visuais consigam usarem computadores, celulares e tabletes; cadeiras de rodas motorizadas; próteses em 3D; audidescrição para conteúdos educativos e de entretenimento; livros virtuais e etc.
Graças a essas tecnologias, a interação com a sociedade, acesso a informação e inserção mercado de trabalho também são possibilidades reais para os deficientes.
Não tem como negar que a tecnologia vem como uma grande aliada para as pessoas com deficiência. Mas, além dela, o apoio dos que estão por perto também pode impulsionar grandes conquistas.
Então, se você convive com alguém com deficiência, procure conversar com ela, entender suas necessidades e habilidades, conheça o seu mundo.
Pessoas com deficiência merecem, acima de tudo, respeito, oportunidade, confiança no potencial, igualdade de condições e uma mentalidade livre de preconceitos.
Com informações do blog Facens de Sorocaba /SP
Mais lidas de hoje