ALERTA da Defesa Civil diz que Rio Tijucas poderá ter pico de cheia entre sábado e domingo

16/11/23 às 22h22
Atualizado em 01/05/24 às 16h50
Visualizações: 426

Um boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, aponta que o Rio Tijucas terá um pico de cheia previsto entre sábado e domingo, na régua de medição do centro de São João Batista. O rio poderá ficar em 4,5 a 6 metros acima do nível normal. No decorrer desta quinta, o volume de água já havia apresentado aumento em razão das fortes chuvas em toda a região, e as 14 horas estava 2,22 metros acima do normal.

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, São João Batista está sujeita a eventos de enxurradas em razão de volumes de chuva em curto intervalo de tempo.

 

Foto: VipSocial/Arquivo

 

 

Até o sábado (18), a Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense. Além disso, permanece o risco alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, vendavais e granizo, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores.

Os temporais seguem se formando a partir da tarde no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, e se deslocando para as demais regiões entre a tarde desde quinta (16) e madrugada de sexta-feira (17).

A chuva dá uma pequena trégua na tarde de sexta, mas volta a intensificar no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS entre o final da tarde e noite. Nas demais regiões a chuva ganha intensidade entre a noite de sexta e manhã de sábado (18).

Os acumulados previstos para o período entre esta quinta-feira (16) e o sábado (18) são mostrados abaixo. Vale ressaltar que pontuais acima podem ser observados em todas as regiões, especialmente nas áreas próximas à divisa com o RS:

150 – 250 mm no Planalto Sul;
120 – 180 mm Litoral Sul, Alto Vale e Grande Oeste;
100 – 150 mm Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis;
50 – 80 mm Planalto Norte e Litoral Norte;

 

 

 

Fonte: Vipsocial

Getsites