Alerta para onda intensa de frio e tempestades com granizo no litoral

24/08/18 às 12h12
Atualizado em 14/09/24 às 09h
Visualizações: 70

 A partir de hoje, sexta-feira (24), a região da Grande Florianópolis, assim como o restante do estado, começa a sentir os efeitos da chegada de um ciclone extratropical e de uma massa polar. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para chuvas de até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.

Neve - No Planalto Sul, condição de chuva congelada e pequena chance de neve na tarde e noite do dia 25 e início da madrugada do 26. No Oeste e Meio-Oeste, áreas próximas ao RS, também há condição de chuva congelada no sábado.
Geada - Temperatura muito baixa nas madrugadas e amanhecer dos dias 26 e 27. No dia 26 (domingo), temperatura negativa e próxima de 0°C com geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. No dia 27 (segunda-feira), a temperatura segue negativa e próxima de 0°C com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e em torno de 0°C a 5°C com geada isolada no Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral.
Observação: no Litoral há chance de quebra de recorde de temperatura mínima na segunda-feira (27).
Também existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Deve haver pancadas de chuva moderadas e fortes em alguns momentos, juntamente com raios. Há risco de granizo e vento forte, com rajadas acima de 60 km/h, segundo a Epagri/Ciram. Isso deve ocorrer devido ao avanço da frente fria pelo estado.

A partir de sábado (25), as temperaturas devem cair significativamente no estado, principalmente no Oeste e na Serra. A manhã de domingo (26) também deve ser muito fria. Porém, como a previsão para esse dia é de sol, as temperaturas sobem um pouco durante a tarde.

A Epagri/Ciram afirmou que há a Serra catarinense tem chance de neve neste fim de semana. De acordo com o órgão, há possibilidade na tarde e noite de sábado e madrugada de domingo.

mar deve ficar agitado, com picos de onda entre 2,5 metros e 3,5 metros em áreas afastadas da costa. Não se descarta a possibilidade de ressaca. É desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações, conforme a Epagri/Ciram.

Instruções:

- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Informações e fotos: Jornal Razão

Getsites