Alunos do Projeto Bombeiro Mirim de Tijucas visitam o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros em Florianópolis

19/07/18 às 16h16
Atualizado em 22/11/24 às 13h51
Visualizações: 153

Texto: Rogério de Souza /Galera Mix

O último sábado, dia 14 de julho, foi mágico para os alunos do Projeto Bombeiro Mirim de Tijucas. Pois os mesmos se deslocaram até o município de Florianópolis para visitarem dois importantes locais, o Projeto Tamar da Barra da Lagoa e o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Durante a manhã as crianças foram até o Projeto Tamar, para aprender sobre o cuidado com as tartarugas marinhas. Uma das lições era sobre como ajudar uma tartaruga presa em uma rede de pesca.
As tartarugas marinhas pesam cerca de 100 quilos e só podem ser encontradas em alto-mar. Por isso, foi uma oportunidade para ver esses animais de perto.

No início da tarde, após o almoço, a criançada conheceu o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA-CBMSC).

Os pequeninos foram recebidos pela guarnição do dia, que lhes passou diversas informações de como são realizados os salvamentos aerios, funcionamento de equipamentos, e também puderam ver uma aeronave de perto.

Atualmente o BOA conta com duas bases, uma em Florianópolis e outra em Blumenau, com quatro aeronaves, sendo dois helicópteros (Arcanjos 01 e 03) e dois aviões (Arcanjos 02 e 04).

Os Arcanjos atuam prestando serviço aeromédico especializado, levando uma equipe médica preparada para atender na cena da emergência, sendo capazes de realizarem procedimentos que só poderiam ser executados na sala de emergência de um hospital.

O passeio marcou o encerramento da primeira turma de Bombeiros Mirins de 2018, que atendeu crianças entre 7 e 9 anos. No início de setembro devem abrir as inscrições para a segunda turma deste ano, que atenderá alunos entre 10 e 12 anos.

 

 

Getsites