AMA de Tijucas ganha terreno e sede da entidade será construída

26/09/22 às 19h19
Atualizado em 14/09/24 às 14h58
Visualizações: 343

A Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Tijucas está perto de conseguir a realização de um sonho antigo: a construção da sede própria. O terreno, situado no bairro XV de Novembro, foi cedido pela prefeitura e a construção está prevista para iniciar em 2023.


O espaço deve receber e atender mais de 120 famílias, conforme os números atuais, podendo aumentar até a instalação e início das atividades. Para a presidente da associação, Lucilene Campos, mãe de um jovem autista, a nova sede é um sonho.

 

Esse é o sonho meu há muitos anos. Meu filho tem 23 anos, é um sonho de 20 anos atrás. Eu não consegui ir em busca disso devido a demanda do meu filho. Era uma correria quando ele era criança, em busca de tratamento fora de Tijucas. Os anos foram passando e uma hora decidi: vou em busca. [2:49] Como mães, é um sonho pra todas nós. Temos na nossa associação 120 famílias com autistas, de 2 a 34 anos, precisando desse apoio. A AMA veio para ajudar outras instituições que estão superlotadas, não há vagas. As mães reclamando que estão esperando seis meses por uma vaga. Isso vai ajudar toda a comunidade, inclusive a APAE”.

Lucilene Campos, presidente da AMA de Tijucas

 

 

A AMA tem como objetivo, diferente de outras instituições, atender somente as pessoas com autismo. Com atendimento especializado perto de casa e totalmente gratuito, os pais e responsáveis poderão ter mais tranquilidade para os tratamentos.

 

Eu como mãe de gêmeos já passei muita dificuldade em relação ao tratamento. Por ser um tratamento caro e ser dois, é tudo em dobro. Eles já têm 11 anos, então já tô com essa experiência de vida. Até certo momento, quando a gente conseguia tá pagando. Mas como falei, são coisas de alto custo. A AMA vai ter todo o atendimento multidisciplinar e totalmente gratuito para todas as crianças. Fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, musicoterapeuta. A gente vai encaixando os profissionais na equipe. Um tratamento completo e de excelência”.

Edna Oleszenski, AMA de Tijucas

 

 

Entre os líderes da AMA, está o vereador Écio Hélio de Melo, pai de um autista, de 36 anos. O filho foi um dos incentivos para a luta junto aos poderes públicos, com objetivo de facilitar o acesso ao tratamento correto.

 

Eu me emocionei também. Isso aqui é um sonho. Uma necessidade das pessoas que têm autismo na família. Hoje é difícil nascer uma criança autista numa família pobre, uma família carente, é difícil. O tratamento é muito caro. Hoje nós temos 120 crianças no município e outras ‘escondidinhas’, que a família não aceita. Me emociono quando falo porque meu filho tem 36 anos e eu sofri muito. Em Tijucas não tinha nada na época e eu levava ele pra Itajaí. 16 anos levando ele. Hoje a gente tem o prazer de vir aqui. Agradeço ao prefeito, é professor e conhece a situação. A AMA já tem o terreno, é da AMA. Já temos o projeto de funcionamento, projeto finalizado de construção, praticamente 99% da grana. Ano que vem vamos conseguir. Vai beneficiar todas essas famílias que têm o autismo e a gente vai dar o suporte e atendimento de qualidade pra eles”.

Écio Hélio de Melo, vereador

 

 

Outra demanda importante para o atendimento à pessoa com autismo pode ser resolvida através de uma indicação no Poder Legislativo. O vereador do Progressista, que compõe a bancada governista, pedirá ao Executivo a contratação de um neuropediatra.

 

Tô entrando com um requerimento pedindo ao prefeito que contrate pro município um neuropediatra. É o primeiro passo do autismo, quando ele começa a apresentar o sinal do autismo, com um ano, começa a ter problema na linguagem e no comportamento, então tem que ter esse profissional pra dar um atendimento pra essa mãe e pra esse pai. O diagnóstico do autismo, que não tem exame laboratorial, é diagnosticado pelo pediatra”.

? Écio Hélio de Melo, vereador

 

 

Fonte: Vipsocial

Getsites