06/11/25 às 21h21
Atualizado em 07/11/25 às 00h14
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Foto: Divulgação INSS
Aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados em seus benefícios do INSS têm até 14 de novembro para registrar a contestação e garantir a devolução dos valores. O Ministério da Previdência Social informa que essa etapa é obrigatória para que o ressarcimento seja liberado pelo governo federal.
A contestação pode ser feita por três canais oficiais:
Aplicativo ou site Meu INSS
Central telefônica 135, gratuita
Agências dos Correios, com atendimento assistido
Como funciona
Ao acessar o Meu INSS, o segurado deve entrar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e selecionar a opção “Não autorizei o desconto”. A entidade responsável tem até 15 dias úteis para responder. Caso não responda, o sistema libera a opção de adesão ao acordo de ressarcimento.
O valor será depositado automaticamente na conta onde o beneficiário já recebe o pagamento do INSS, com correção pela inflação. Não é necessário abrir processo judicial.
Balanço
Desde maio, quando o sistema entrou no ar:
5,9 milhões de contestações foram registradas
R$ 2,4 bilhões já foram devolvidos
3,6 milhões de beneficiários foram ressarcidos
Quase 98% dos descontos foram feitos sem autorização
Mesmo após o fim do prazo de contestação, será possível aderir ao acordo. O que termina em 14 de novembro é a fase obrigatória de contestação para quem ainda não registrou a irregularidade.
Fonte: Visor Notícias
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