16/06/25 às 20h20
Atualizado em 16/06/25 às 23h48
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Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas podem consultar presencialmente nas agências dos Correios as respostas enviadas por associações e sindicatos às contestações de descontos feitos nos benefícios do INSS. A medida complementa o serviço digital já disponível no aplicativo Meu INSS desde o dia 9.
O atendimento presencial permite que o beneficiário verifique se a associação respondeu sua contestação, analise os documentos enviados, ou ainda protocole informações adicionais. O serviço é voltado especialmente para quem suspeita de descontos não autorizados em seus proventos previdenciários.
Como funciona o processo de contestação de descontos no INSS
Após a contestação feita por um aposentado ou pensionista, a entidade responsável pelo desconto tem até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação e autorização. Se isso não ocorrer, o INSS abre automaticamente um processo de devolução dos valores, sem a necessidade de nova solicitação do beneficiário.
Caso a associação apresente uma justificativa, como ficha de filiação assinada ou decisão judicial, o aposentado terá 30 dias para responder se concorda ou não com os argumentos. Essa resposta também pode ser feita nos Correios ou no aplicativo Meu INSS.
Fonte: Visor Notícias
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