04/05/21 às 19h19
Atualizado em 04/11/24 às 22h22
Visualizações: 32
A Polícia Civil emitiu uma nota nesta terça-feira (04), para alertar sobre fake News que estão circulando no WhatsApp sobre ataques em massa nas escolas de Santa Catarina. Após o ataque registrado em Saudades no Oeste do Estado na creche Aquarela, onde cinco pessoas foram mortas, foram divulgados diversos áudios que deixaram moradores em pânico.
Na mensagem de voz, um homem alerta que os novos ataques serão promovidos por grupos e sugere que os pais busquem as crianças nas escolas da região. A Polícia Civil, no entanto, afirmou que o conteúdo do áudio “não procede”. Do que temos ouvido e lido, tudo é fruto de vozes isoladas (talvez até mesmo desesperadas, mas que estão causando sobressalto nos ambientes familiares e escolares), sem nenhum amparo em fontes oficiais”, garantiu.
O órgão de segurança disse que, por mais que as investigações estejam em fase inicial, não há evidências que apontem para a participação de outras pessoas ou até mesmo um grupo com objetivo de promover outros ataques a escolas infantis do Oeste catarinense. A Polícia Civil informou que irá apurar e esclarecer a motivação e a autoria dos áudios. O órgão solicitou que a população não crie pânico e garantiu que, caso surjam novas informações que indiquem um risco de novos ataques, elas serão divulgadas através dos canais oficiais.
Solidariedade nas redes sociais
Ao contrário de mensagens que tentam gerar pânico na população e difundir informações falsas, usuários das redes sociais têm usado a hashtag #ForçaSaudades para se solidarizar com as vítimas da chacina. Famosos e autoridades, entre eles o governador afastado de SC, Carlos Moisés, e o perfil oficial do time de futebol Chapecoense, usaram as redes para lamentar publicamente o ocorrido.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje