07/12/23 às 21h21
Atualizado em 16/11/24 às 11h15
Visualizações: 558
Foto: Brunela Maria /Visor Notícias
Um estudo de mobilidade urbana, denominado Plano de Circulação Viária, contratado pela Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Segurança Pública, e que foi concluído, traz à tona mudanças que pretendem melhorar a situação do trânsito na cidade. Esse estudo, que será apresentado na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (07), revelou a necessidade de alterações significativas.
Há muitos anos a Avenida Nereu Ramos, na Meia Praia, é no sentido Porto Belo. Mas, conforme aponta o estudo, há uma grande necessidade de alterar o sentido dessa importante avenida. E essa mudança está prevista para 2024, após a temporada de verão, conforme antecipa o Secretário de Segurança Pública, Major Rodrigues. Conforme ele explica, em vez dos motoristas seguirem sentido Norte/Sul, como é atualmente, a proposta é implementar a mudança para que a Nereu Ramos seja Sul/Norte (Porto Belo/Centro de Itapema), e com isso, através das três vias da pista, tentar ameninizar a situação do trânsito da cidade.
“O número de veículos é três vezes maior na BR-101 no Sentido Sul/Norte e isso o estudo mostrou. Temos uma Nereu Ramos com três pistas, no Sentido Norte/Sul, uma Segunda Avenida com pistas Sul/Norte, e parte da Terceira Avenida também, então Itapema tem um numero maior de vias no sentido Sul/Norte. Precisamos inverter esse sentido pq o numero de veículos é mto maior no sentido Sul/Norte. E é visível na BR-101 que há muito carro seguindos sentido Balneário Cambori. E muitos motoristas ainda cortam o trânsito da rodovia por dentro da cidade e por isso há necessidade de mudar. E com oalargamento possielmente teremos uma Avenida nesse espaço que será então Norte – Sul”, salienta.
Até final de 2023, Itapema terá 58 mil carros registrados na cidade
Itapema registrou um aumento de mais de 50 mil carros em menos de 20 anos, um crescimento de 686,6% na frota veicular desde o ano 2000. E até o final de 2023 a cidade vai encerrar o ano de 2023 com uma frota de 58.121 veículos.
A cidade, que viu sua população aumentar de 25.869 em 2000 para 75.940 em 2022, segundo o IBGE, agora enfrenta o desafio de acomodar um número de veículos que cresceu em um ritmo muito mais acelerado. Em comparação, enquanto a população quase triplicou, a frota veicular aumentou quase sete vezes. E isso reflete e muito no dia a dia das pessoas.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje