18/07/17 às 12h12
Atualizado em 19/09/24 às 23h33
Visualizações: 201
Texto: Rogério de Souza - Fotos: Divulgação
O município de Tijucas sediou neste final de semana, a Copa do Brasil de Hapkido.
A competição nacional foi realizada no ginásio ADEC, e teve início no sábado (15), as 9h, terminando o primeiro dia com o estado do Rio Grande do Sul na primeira posição. No domingo (16), Santa Catarina, representada por participantes de Tijucas e Itapema, passou a frente do estado gaucho e conquistou o primeiro lugar.
O campeonato reuniu 6 estados brasileiros e cerca de 270 atletas.
O evento contou com o apoio da empresa Portobello, a Secretaria Municipal de Ação Social e a Secretaria de Esportes.
Resultado geral da Copa do Brasil de Hapkido realizado em Tijucas SC:
Primeiro Lugar: Santa Catarina
Segundo Lugar: Rio Grande do Sul
Terceiro Lugar: Paraná
Quarto Lugar: Bahia
Quinto Lugar: Minas Gerais
Sexto Lugar: São Paulo
O que é o Hapkido
O Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal e quando trabalhada em grupo, pode auxiliar na disciplina e rendimento escolar das crianças. Os praticantes aprendem técnicas de socos, chutes, rolamentos e escapes, entre outros movimentos.
Projeto "Hapkido para todos” em Tijucas
A iniciativa que vem transformando vidas, o projeto “Hapkido para todos”, é ministrado pelo mestre Antônio Miranda da Costa, e atende cerca de 250 alunos, entre crianças e adolescentes.
A atual Secretária Municipal de Ação Social, Rosely Steil, conheceu o mestre Antônio no tempo em que comandava o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em março de 2016, os dois implantaram o projeto com apoio da Cerâmica Portobello, Prefeitura Municipal, Fundo da Infância e Adolescência (Fia) e CMDCA.
Com autorização do Dr. Fred Anderson Vicente, o “Hapkido para todos” passou a receber menores infratores com o propósito de ressocializá-los. O projeto gerou frutos impressionantes, tornando inclusive alguns adolescentes grandes campeões.
Mais lidas de hoje