08/09/23 às 19h19
Atualizado em 18/11/24 às 22h27
Visualizações: 224
Foto: Reprodução/Instagram
Em recente participação no podcast “Papagaio Falante”, a atriz Letícia Sabatella divulgou que foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela está consultando com profissionais da área de saúde para entender melhor a condição e saber como lidar com ela.
Durante a conversa com os apresentadores Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, a atriz trouxe à tona que seu diagnóstico foi resultado de investigações feitas por uma psiquiatra e um neurologista. Letícia relatou que foi diagnosticada com o que é conhecido como Asperger, uma forma de TEA que apresenta sintomas em um grau mais leve.
A atriz também fez uma reflexão sobre sua carreira no mundo das artes. Declarou que a escolha por seguir na atuação pode ter servido como uma forma de “mascarar” os sintomas do TEA. Segundo ela, o teatro e a arte em geral serviram como mecanismos para lidar com as características do transtorno, como a hipersensibilidade.
Vale ressaltar que o termo Síndrome de Asperger caiu em desuso e não é mais utilizado no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”. O diagnóstico de Letícia seria hoje categorizado como Autismo Nível 1, que é uma forma mais leve do Transtorno do Espectro Autista.
A revelação da atriz desperta a discussão sobre o TEA e a importância de diagnósticos e tratamentos apropriados. Também serve como um lembrete da presença do transtorno em diversas esferas sociais e profissionais, ressaltando a necessidade de inclusão e compreensão.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje