12/07/21 às 15h15
Atualizado em 01/04/25 às 03h26
Visualizações: 264
Populares tentaram ajudar uma baleia que ficou presa em uma rede de pesca em Porto Belo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem relatando a situação do animal e pedindo para acionarem apoio. Parte dos fios foram cortados, mas não conseguiram liberar o animal completamente. A Polícia Militar Ambiental foi acionada, assim como o Instituto Anjos do Mar, que conseguiram recolher a rede e liberar a baleia.
https://www.youtube.com/watch?v=g_CNWimVej8
Conforme o Instituto Anjos do Mar, houve um aumento no número de redes feiticeiras, ou seja, rede de espera, que ficam fixas no mar, à espera dos cardumes. Por isso, baleias e outros animais marinhos acabam ficando presas nestas redes, que também possuem três panos superiores, e morrendo. Estas redes são colocadas de forma irregular a menos de 300 m dos costões ou menos de 500 m de onde desembocam os rios e estuários.
A operação da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Anjos do Mar apreendeu 16 redes entre os molhes de Navegantes, Itajaí, Cabeçudas e do Canto do Morcego. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, até a última segunda-feira (5), só em 2021, 14 baleias foram encontradas encalhadas só em Santa Catarina. Em todo o Brasil, foram 51 animais. Junho foi o pior mês: em todo o país, 32 baleias ficaram encalhadas.
Fonte: ND +
Mais lidas de hoje