19/04/20 às 09h09
Atualizado em 16/08/24 às 00h30
Visualizações: 153
Os prefeitos do Litoral Norte de Santa Catarina romperam o isolamento imposto pelo governo do Estado. Após o prefeito de Balneário Camboriú liberar atividades físicas em espaços públicos, gestores de Itapema, Porto Belo e Bombinhas flexibilizaram as ações de isolamento social impostas pelo governador Carlos Moisés. Em Balneário Camboriú e Itapema, as decisões foram respaldadas pela Justiça. Porto Belo e Bombinhas seguiram o mesmo caminho e liberaram novas atividades a partir deste sábado.
A decisão do prefeito Fabrício de Oliveira, de Balneário Camboriú, de flexibilizar o acesso à praia para atividades física provocou um efeito em massa. Desde sexta-feira, três municípios seguiram a mesma linha e flexibilizaram o acesso as praias, restaurantes e academias. Em Balneário Camboriú, a liberação foi mais branda, permitindo apenas a prática esportiva. Na sexta-feira, Nilza Simas decretou o acesso ao público em restaurantes, academias e praias, seguindo normas de segurança sanitária.
Os dois primeiros gestores a contrariar as decisões do governdo do Estado foram confrontados pelo Ministério Público. Contudo, a Justiça respaldou as decisões. Com isso, Porto Belo e Bombinhas adotoraram a mesma linha e emitiram decretos flexibilizando as medidas de distanciamento social e a partir de domingo (19), bares e restaurantes poderão atender com 50% capacidade e as praias estão liberadas para atividades físicas. Cada município estabeleceu as condições de higiene pessoal a serem adotadas.
Em pronunciamento à imprensa, neste sábado, o governador Carlos Moisés evitou confronto com os gestores, já que as atividades liberadas estão em avaliação pelo grupo gestor que avalia as medidas de isolamento social. A tendência é que o governo do Estado siga os municípios e libere o acesso a restaurantes e academias ao longo da próxima semana.
Questionado sobre a falta de comunicação com os prefeitos de Santa Catarina, após reclamações de gestores do Litoral e do Sul do estado, o governador não se pronunciou. Até a noite deste sábado (18), Santa Catarina teve 981 casos confirmados e 32 mortes causadas pelo coronavírus. A pandemia já registra infectados em 92 municípios, sendo que 21 deles registraram mortes. No Brasil, são 36.599 casos, 2.347 mortes, com taxa de letalidade de 6,4%.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje