25/08/25 às 19h19
Atualizado em 25/08/25 às 23h16
Visualizações: 58
Foto: Freepik
Balneário Camboriú inicia nesta semana a implantação do Método Wolbachia, uma tecnologia natural e segura que utiliza mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia para reduzir a transmissão de dengue, Zika e chikungunya. As primeiras solturas acontecem a partir desta quarta-feira (27) nos bairros Nações e Ariribá, marcando a entrada oficial da cidade no programa nacional de enfrentamento às arboviroses.
O processo será realizado duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras no início da manhã, ao longo de 26 semanas consecutivas. A estratégia é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Wolbito do Brasil e os governos locais.
Como funciona o Método Wolbachia
A tecnologia utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia, naturalmente presente em outros insetos como borboletas e libélulas. Quando esses mosquitos se reproduzem, transmitem a bactéria para os filhotes, tornando o processo autossustentável, sem necessidade de novas liberações. Com o tempo, a maior parte da população de mosquitos da região passa a ter Wolbachia, reduzindo de forma contínua a capacidade de transmitir vírus.
Resultados já comprovados
O Método Wolbachia já foi implementado em cidades do Brasil e do mundo, sempre com resultados expressivos. Em Niterói (RJ), por exemplo, os casos de dengue tiveram uma redução de quase 89%. A tecnologia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aprovada pela Anvisa e considerada uma ação complementar às medidas tradicionais de combate ao mosquito.
Em Santa Catarina, além de Balneário Camboriú, a iniciativa está em implantação em Blumenau e será ampliada em Joinville, que já adota a estratégia desde 2024.
A secretária de Saúde de BC destaca que a chegada do método é um reforço essencial no enfrentamento à dengue: “É uma ferramenta segura para pessoas, animais e meio ambiente, que vem somar às ações de prevenção já adotadas no município”.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje