01/03/19 às 14h14
Atualizado em 09/10/24 às 22h15
Visualizações: 32
Fonte: Hora de Porto Belo/ Fotos: Divulgação
Festa de rua, fantasias, liberdade e as músicas clássicas de Carnaval. Tudo isso faz parte da essência do Bloco Cozalinda, que será realizado pelo terceiro ano consecutivo em Porto Belo. A festa é totalmente gratuita e acontece no sábado (02), a partir das 18h, com concentração no Píer Turístico de Porto Belo. Depois, o bloco segue para o Armazém Bistrô, bar localizado no Centro da cidade.
Desde que foi criado, em 2017, o Bloco Cozalinda tem a intenção de resgatar o Carnaval tradicional de rua. A Charanga Cozalinda é a responsável por animar o início da festa, que acontece no Píer Turístico de Porto Belo. Após a concentração, os foliões seguem em cortejo até o Armazém Bistrô, sede oficial do bloco, onde o evento continua. Além da charanga, uma roda de samba com Rafa Pacheco e convidados é a outra atração musical.
Uma das novidades desta edição são os “Cabeçudos”, bonecos confeccionados pelo grupo em parceria com o Espaço Bonequiando. São dois bonecos, que rendem homenagens a Mazinho, personagem folclórico das ruas de Porto Belo, morto no ano passado; e a Harry Laus, jornalista, contista e crítico de arte, que nasceu em Tijucas mas viveu parte do período de reserva do Exército em Porto Belo.
“Nossa ideia é preservar essa cultura de brincar o Carnaval na rua. A música, as fantasias, o cortejo, tudo isso é parte de uma tradição que não queremos que seja esquecida”, comenta o fundador do Cozalinda, Carlos Gabriel de Campos Silva.
O bloco tem como característica fundamental o caráter democrático do carnaval. Por isso, não cobra nada de quem deseja participar. Não precisa comprar camisa, nem pagar ingresso. Tudo isso é viabilizado através do apoio de algumas empresas: Piratas do Caixa D’Aço, Mar Doce Lar, Farmácia Julifar, Pousada Jardim Porto Belo, Pousada Villa Maciel, Cacau Show Porto Belo, Pousada Vô Jaques, Primor Orgânicos e Biodinâmicos, Líder Sistemas Eletrônicos e Climatização, Unetvale e Armazém Bistrô.
Mais lidas de hoje