21/09/17 às 12h12
Atualizado em 14/10/24 às 01h14
Visualizações: 82
As s ambulâncias do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Florianópolis vão passar a ser geridas pelo Corpo de Bombeiros, e não mais pela prefeitura. O convênio foi assinado na manhã desta quinta (21). A intenção da mudança é centralizar as operações e melhorar a gestão do serviço, redistribuindo as viaturas.
“Progressivamente passa para um comando único, não haverá aumento dos custos do processo”, explica o secretário de Saúde da capital, Carlos Alberto Justo.
Entre as vantagens está a redução do tempo que as ambulâncias levam para chegar ao local de atendimento. “Dependendo do período do ano, tínhamos talvez uma hora, duas horas perdidas em trânsito. Grande vantagem que temos é a disponibilidade das viaturas, vão poder ficar mais tempo na sua região de atendimento e, com isso, a população ganha tempo de resposta nas suas necessidades”, afirma o tenente-coronel Bombeiros Helton Zeferino.
Outra vantagem apontada é que, até então, duas ambulâncias podiam ir para mesma ocorrência sem necessidade. Se alguém tivesse uma cólica renal, por exemplo, os bombeiros atendiam, mas precisavam chamar os médicos e enfermeiros do Samu pois só eles podem medicar. Ou então precisavam deslocar o paciente até o hospital. Com a nova gestão, o profissional do Samu irá junto com a equipe dos bombeiros.
G1 /SC
Mais lidas de hoje