Cacique em Biguaçu há 23 anos, advogado indígena vai comandar a Funai SC

04/04/23 às 21h21
Atualizado em 11/11/24 às 05h24
Visualizações: 133

Hyral Moreira, quando estreou a Tribuna Livre na Câmara de Biguaçu. Foto: divulgação

O advogado indígena Hyral Moreira, de 45 anos, será o novo Coordenador Regional Litoral Sul-SC da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), que funciona num escritório em São José, na Grande Florianópolis. A nomeação foi publicada no Diário oficial da União na segunda-feira (3).

Hyral é cacique na Aldeia Guarani Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu há 23 anos, período em que completou o curso superior em Direito, em 2013. Depois disso, Hyral obteve pós graduação e especialização em Processo Civil. Também é representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina na Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas.

“Nós temos a garantia, na Constituição, dos direitos das organizações originárias, fazendo valer aquilo que, por muito tempo, nos foi negado. Todavia, na prática, não é o que está acontecendo hoje. Ainda há a negação do próprio Estado com relação aos direitos dos povos indígenas. O que vemos é um Direito posto, mas que não é respeitado pelo mesmo ente que o criou”, apontou Hyral.

Hiral terá como principal desafio obter do Governo Federal a conclusão dos processos de demarcação de terras indígenas que foram paralisados no Governo Bolsonaro, e também encontrar soluções para questões que envolvem a saúde indígena. Para isso, tem tentado mediar o impasse entre as comunidades Guarani e Kaingang, que disputam a indicação para o comando do DSEI/ISUL, um núcleo regional da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), que também mantém sede em São José.

Nesta terça (4), os manifestantes indígenas que ocupavam há uma semana o prédio da DSEI, no bairro Campinas, deixaram o local. Da mesma forma, o nome da auxiliar de enfermagem e assistente social Osana Gonçalves Mendes, que havia sido indicado para comandar a Sesai em SC e no RS, foi retirado da disputa. Para seu lugar, está sendo indicado agora o professor Leonardo Wera Tupa, que representa o povo Guarani.

Fonte: GUARAREMA NEWS

Getsites