28/08/19 às 19h19
Atualizado em 09/06/24 às 04h23
Visualizações: 19
A chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral de Tijucas, Karina Bonfim, encaminhou para vereadores dos municípios de Porto Belo, Canelinha e Tijucas a sugestão de implementação de lei similar à que foi aprovada na cidade de Bombinhas, isentando mesários de pagarem taxa de inscrição em concursos públicos.
A proposta já foi aceita por uma vereadora em Tijucas, que apresentou o projeto de lei 079/2019 na Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com Karina, “é interessante que outras Zonas Eleitorais também incentivem a lei em seus municípios, para que se torne uma iniciativa em todo o estado”.
Além de encaminhar a sugestão para os vereadores dos municípios da região, a chefe de cartório também enviou a proposta para uma assessora de um deputado estadual, com o intuito de que o projeto de lei entre em pauta na ALESC e seja aprovado também no âmbito estadual.
Na última eleição, em 2018, antes da aprovação da lei, aproximadamente 90% de todos os mesários de Bombinhas foram voluntários. Para Karina, “a lei é um incentivo para que cada vez mais pessoas se cadastrem como voluntárias. Para nós, do Cartório Eleitoral, é muito bom convocar mesários voluntários. Achei muito válida a proposta e tomara que seja implementada aqui nos municípios da região e no resto do estado”.
com informações da Justiça Eleitoral
Mais lidas de hoje