04/07/19 às 18h18
Atualizado em 19/08/24 às 09h06
Visualizações: 37
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina convida os eleitores para realizarem o cadastramento biométrico. O procedimento é recomendado para dar mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação.
Os eleitores podem fazer o cadastro no Cartório da 31º Zona Eleitoral, localizado na Rua Alexandre Ternes Neto, nº 144, no centro. O cartório funciona de segunda à sexta, das 12h às 19h, distribuindo senhas somente até às 18h30. Para evitar filas a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor agende seu atendimento através do site: www.tre-sc.jus.br ou pelo telefone 0800 647 3888.
O que levar
- Título de eleitor (caso possua);
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de residência (últimos 3 meses).
O que é?
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” - porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
A biometria pode ser de dois tipos:
•Extraordinária – todos os eleitores são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, no prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral, para fazer o recadastramento biométrico, sob pena de cancelamento dos respectivos títulos eleitorais;
•Ordinária – ocorre à medida que os interessados comparecerem ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, no prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Embora não haja convocação para comparecimento do eleitorado, o procedimento é obrigatório para aqueles que procuram a Justiça Eleitoral. Findo o prazo estabelecido para o recadastramento biométrico ordinário, o Tribunal determinará novo prazo para a realização de biometria extraordinária que, se não cumprido, acarretará o cancelamento do título daqueles que ainda não tenham realizado o recadastramento biométrico.
Texto: Patrícia Ferreira | Imagem: Divulgação
Mais lidas de hoje