Casarão Gallotti entra no caderno “Cidades patrimônios de Todos”

21/08/20 às 11h11
Atualizado em 07/12/24 às 20h06
Visualizações: 1380

Foto: Pref.Tijucas/Divulgação

O Casarão Gallotti, sede da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Tijucas, foi incluído no Caderno “Cidades Patrimônios de Todos” do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, como exemplo de boas práticas na preservação, restauro e conservação de Patrimônio histórico.

Vale ressaltar que a ação é de importante reconhecimento deste imóvel que tanto representa para a história da cidade de Tijucas e de Santa Catarina.

 

HISTÓRIA:

Inaugurado em 1898, símbolo da aristocracia do final do século XIX, o casarão é um exemplar referencial da arquitetura ítalo-brasileira do município de Tijucas e do Estado de Santa Catarina, sendo tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 2002.

No ano de 2006, o Palacete foi doado pela família para a Prefeitura Municipal de Tijucas, que assumiu o compromisso de instalar ali um Centro Cultural. Dois anos depois, a Prefeitura Municipal dá início às ações de restauração do edifício, através de recursos captados a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina. Atualmente o edifício abriga o Centro Cultural Benjamin Gallotti.

Getsites